Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Ariadne Nunes, licenciada em estudos portugueses pela Universidade de Lisboa, fala na ABL sobre “Os livros de Machado de Assis”

Ariadne Nunes, licenciada em estudos portugueses pela Universidade de Lisboa, fala na ABL sobre “Os livros de Machado de Assis”

 

Ariadne Nunes, licenciada em Direito e em Estudos Portugueses pela Universidade de Lisboa, fez na ABL conferência sobre o tema Os livros de Machado de Assis. O evento aconteceu na quinta-feira, dia 21 de julho, às 17h30min, na Sala José de Alencar, no Centro Cultural do Brasil, Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. Entrada franca.

Saiba mais:

Ariadne Nunes é licenciada em Direito (1995) e em Estudos Portugueses (2007) pela Universidade de Lisboa. Prepara tese de doutorado no Programa em Estudos Comparatistas sobre a ideia de livro e leitor num texto medieval português – o Livro da Vertuosa Benfeytoria, sob orientação de João Dionísio.

É membro do CEC (Centro de Estudos Comparatistas, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), onde integra o projeto “Edição Crítica da Crônica de D. João I – Parte I”, de Fernão Lopes. Também integra a Equipe Camilo, coordenada por Ivo Castro. É bolsista da FCT (Fundação para Ciência e Tecnologia) desde Janeiro de 2010.

Publicações Selecionadas:

2012. Mongólia: Arte poética a pretexto do Oriente in Textos e Pretextos. Lisboa: CEC e Livro do Dia.

2011. “Ler o título. Os capítulos IV e V do Livro da Vertuosa Benfeyturia”, Românica. Lisboa: Departamento de Literaturas Românicas da FLUL.

2010. A caminho, o livro. Uma leitura de Rakushisha. Românica. Lisboa: Departamento de Literaturas Românicas da FLUL.

2009. “A pretexto da revelação póstuma: narrativa e leitura em Grande Sertão: Veredas in Espaços e caminhos de João Guimarães Rosa: dimensões regionais e universalidade, Ligia Chiappini e Marcel Vejmelka (orgs.). Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

Edição eletrônica da tese de licenciatura de Luís Afonso Ferreira - O Livro de Vertuosa Benfeyturia do Infante Dom Pedro com a colaboração do licenciado João Verba. Esboço de Edição Crítica do Primeiro Livro com Introdução Histórico-Literária, Restituição do Texto, Comentário Paleográfico e Ortográfico e Pequeno Glossário.

18/07/2016