Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > AO VIVO: Mesa-redonda na ABL homenageia Centenário de Morte do escritor Lúcio de Mendonça

AO VIVO: Mesa-redonda na ABL homenageia Centenário de Morte do escritor Lúcio de Mendonça

 

Assista ao vivo a homenagem ao escritor Lúcio de Mendonça, pelos 100 anos de sua morte, com mesa-redonda coordenada pelo Presidente da ABL Cícero Sandroni e tendo o Acadêmico Alberto Venancio Filho e a escritora Cecília Junqueira como palestrantes.

Lúcio de Mendonça foi escritor, jornalista, ferrenho defensor da República, e um dos fundadores da ABL, amigo de Machado de Assis, de quem recebeu o prefácio de seu primeiro livro, Névoas Matutinas.

A mesa-redonda é realizada no Teatro R. Magalhães Jr. e tem entrada franca.

Saiba mais

Alberto Venancio Filho

Sexto ocupante da Cadeira nº 25 da ABL, eleito em 1991, na sucessão de Afonso Arinos de Melo Franco, é advogado militante no Rio de Janeiro desde 1957.

Alberto Venancio Filho foi um dos organizadores do Plano Inicial da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (1960) e Coordenador da Assessoria Técnica da Presidência da República, responsável pelos assuntos educacionais e culturais (1961).

Entre 1961 e 1963, foi Assistente do Diretor do Ensino Superior do Ministério da Educação e Cultura. Em 1966 foi perito participante do Seminário sobre Organização e Administração de Empresas Públicas da Organização das Nações Unidas (Genebra).

Integrou diversos Conselhos, entre eles o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (1979-1981); Conselho Consultivo da Fundação Casa de Rui Barbosa (1980-1985); Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (1986-1989).

É membro de diversas instituições, como a American Political Science Association; o Instituto dos Advogados Brasileiros; PEN Clube do Brasil; Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro; Conselho Diretor da Associação Brasileira de Educação (1992); Société Internationale des Amis de Montaigne, Paris; Academia Brasileira de Educação.

Cecília Junqueira

Maria Cecília Costa Junqueira, escritora e jornalista, nasceu no Rio de Janeiro em março de 1952. Estudou História e Literatura e por 28 anos trabalhou em redação, tendo passado pela Revista Bolsa, pelo Jornal do Brasil, e pela Gazeta Mercantil. No jornal O Globo, ao longo de 15 anos, foi jornalista de economia, subeditora e editora-adjunta e, durante seis anos, editou o suplemento literário “Prosa & Verso”, tendo criado o concurso “Contos do Rio”.
 
Atualmente, é editora-assistente da Revista do Livro, da Biblioteca Nacional. O primeiro livro que escreveu foi sobre Odylo Costa, filho, um perfil para a Relume Dumará, intitulado Odylo, um homem com uma casa no coração.

Clique aqui para assistir ao vivo.

19/11/2009

18/11/2009 - Atualizada em 17/11/2009