Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > AO VIVO: Literatura e Futebol será o tema de abertura do Seminário Brasil, brasis

AO VIVO: Literatura e Futebol será o tema de abertura do Seminário Brasil, brasis

 

Assista ao vivo a abertura do Seminário "Brasil, brasis",  instituído em 2006 pelo Presidente da ABL e coordenador geral do evento Marcos Vinicios Vilaça.

Neste ano, a série será composta de sete encontros, até outubro, abordando temas como meio ambiente, a linguagem da dança brasileira, a mulher brasileira e Noel Rosa.

Sob a coordenação do Acadêmico Domício Proença Filho, o primeiro "Brasil, brasis" é sobre o tema Literatura e Futebol e conta com a presença de quatro especialistas em esportes e sociologia, com destaque para o futebol e sua relação com a sociedade: Roberto DaMatta, Tadeu Schmidt, Alberto Helena Junior e o Acadêmico Arnaldo Niskier. Os quatro convidados tem suas vidas, de alguma maneira, ligadas ao futebol, embora nem todos exerçam a profissão de jornalista esportivo. Estão presentes, também, o Presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e o técnico da Seleção Brasileira, Dunga.

O Seminário "Brasil, brasis" tem o patrocínio do Bradesco Seguros e Previdência.

Saiba mais
 
Considerado um dos nomes de destaque das Ciências Sociais do país, DaMatta é autor de diversas obras de referência na Antropologia, Sociologia e Ciência Política, como Carnavais, malandros e heróis, A casa e a rua ou O que faz o brasil, Brasil?. Profissional de múltiplas atividades – conferencista, professor, consultor, colunista de jornal, produtor de TV – é acima de tudo antropólogo e revela em seus trabalhos o Brasil, os brasileiros e sua cultura através das festas populares, manifestações religiosas, literatura, arte, carnaval, costumes e esportes.
 
Tadeu Schmidt é apresentador do programa Fantástico, da TV Globo. Começou a carreira em 1997. Em 2000, passou a integrar a equipe de esportes da emissora no Rio de Janeiro. Nos anos seguintes, participou de coberturas importantes, como a da Fórmula 1 e da Copa do Mundo de 2006. Foi um dos âncoras da cobertura da emissora nos Jogos Olímpicos de Pequim. Trabalhou também no Esporte Espetacular e no Globo Esporte. 
    
Outro especialista convidado é Alberto Helena Junior, um dos mais ecléticos jornalistas do Brasil. Trabalhou nos mais importantes jornais, rádios e redes de televisão do país. Depois de exercer uma série de atividades no meio jornalístico, retornou definitivamente ao futebol em 1992, quando passou a escrever uma coluna na Folha de São Paulo e, atualmente, participa de um programa de esportes no canal Sportv.
 
Jornalista, professor e escritor, o Acadêmico Arnaldo Niskier é um admirador do futebol. Torcedor do América carioca, onde jogou na adolescência nos juvenis do clube, formou-se em Pedagogia e se tornou um dos nomes de maior destaque na Educação. Participa de forma ativa de muita das mais importantes associações e entidades pedagógicas, literárias e culturais do país e do exterior. Além de ser membro da ABL, também é acadêmico correspondente da Academia das Ciências de Lisboa.

Clique aqui para assistir ao vivo.

8/4/2010

08/04/2010 - Atualizada em 07/04/2010