Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Ao vivo: Isabel Lustosa encerra o 4º Ciclo de Conferências

Ao vivo: Isabel Lustosa encerra o 4º Ciclo de Conferências

 

A quarta edição do Ciclo de Conferências 2007 da Academia Brasileira de Letras chega ao fim contando a história do país com traços e humor. Nesta terça-feira (26/6), no Salão Nobre do Petit Trianon, a escritora Isabel Lustosa apresenta Humor, charge e caricatura contam a história do Brasil.

Especialista em história da imprensa e da caricatura brasileira, Lustosa é pesquisadora da Fundação Casa de Rui Barbosa (órgão do Ministério da Cultura) e autora de obras como "Histórias de Presidentes - a República no Catete", "Nássara o perfeito fazedor de artes" e "Brasil pelo método confuso - humor e boêmia em Mendes Fradique".

Sob a coordenação do acadêmico Murilo Melo Filho, "Espaços da Mídia" foi o tema escolhido para este Ciclo que ainda trouxe Muniz Sodré ("A televisão: linguagem e imaginário"), Ricardo Cravo Albin ("O rádio no Brasil") e o acadêmico Cícero Sandroni ("O jornalismo brasileiro de 1897 à atualidade").

Assista à Conferência

 

Conheça a palestrante:

Isabel Lustosa

Bacharel em Ciências Sociais pelo IFCS/UFRJ, Mestre em Ciência Política e Doutora em Ciência Política pelo IUPERJ. Membro do PEN Club do Brasil.

Pesquisadora do Museu da República, de 1983 a 1985 cedida à Fundação Casa de Rui Barbosa para coordenar o Projeto Botafogo, de 1985 a 1989.

Chefe da Divisão de Documentação e Pesquisa do Museu da República, de 1989 a 1991.

Pesquisadora do Instituto Brasileiro do Patrimônio Cultural, atual IPHAN, de 1991 a 1992.

A partir de 1992, integra a equipe do Setor de História da Fundação Casa de Rui Barbosa, do qual foi chefe de 1998 a 2000.

Autora de, entre outros: Histórias de Presidentes - a República no Catete (Rio de Janeiro/Petrópolis: Fundação Casa de Rui Barbosa/Vozes, 1989); Brasil pelo método confuso - Humor e boêmia em Mendes Fradique (Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1993); A História dos Escravos (literatura infantil), (Companhia das Letrinhas, 1998); Nássara: o perfeito fazedor de arte (Relume Dumará/Rio Artes, 1999), Insultos Impressos - A guerra dos jornalistas na Independência (1821-1823), sua tese de doutoramento (Cia. das Letras, 2000); O nascimento da imprensa no Brasil (Jorge Zahar editor, 2003); As trapaças da sorte: ensaios de história política e de história cultural (EDUFMG, 2004) e D. Pedro I - um herói sem nenhum caráter (Cia. das Letras, 2006).

Organizou Lapa do desterro e do desvario - uma antologia (Casa da Palavra, 2001) e a reedição, com notas e introdução da "História do Brasil pelo método confuso", de Mendes Fradique (Cia. das Letras, 2004).

Isabel é co-editora junto com Alberto Dines da edição facsimilar do Correio Brazilense (1808-1822) de Hipólito da Costa, reunindo os 29 volumes originais a um 30 com textos dos maiores especialistas contemporâneos no tema e no período que foi publicada entre 2002 e 2003 pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

Junto com Pedro Corrêa do Lago, ela assina o roteiro do espetáculo de Som e Luz do Museu Imperial de Petrópolis, drama histórico em torno da vida e do reinado de D. Pedro II (novembro, 2002).

Especialista em história da imprensa e da caricatura brasileira, temas sobre os quais pronunciou diversas conferências e publicou estudos em revistas acadêmicas nacionais e estrangeiras, Isabel Lustosa é autora de texto que revelou uma série de novas abordagens possíveis para o estudo da arte do caricaturista J. Carlos. Em The Art of J. Carlos, publicado em 1995, a autora destaca tanto os aspectos inovadores de sua arte gráfica como também seu caráter jornalístico.

26/06/2007 - Atualizada em 25/06/2007