Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > AO VIVO: Escritor Edgar Morin em Conferência na ABL

AO VIVO: Escritor Edgar Morin em Conferência na ABL

 

Sob coordenação do Acadêmico Candido Mendes, é realizada hoje, às 11h, no Sala José de Alencar, a Conferência "O Pensamento do Sul", com a presença do escritor, sociólogo, filósofo e historiador francês Edgar Morin. Cícero Sandroni, Presidente da ABL, faz parte da mesa.

O evento tem tradução simultânea.

No tema "O Pensamento do Sul" são abordados alguns tópicos, como: os sete saberes da modernidade, o pensamento hoje do Sul para a verdadeira “planetarização”; e o mundo global sem hegemonias e para além das geopolíticas.

Clique aqui para assistir ao vivo.

Saiba mais

Escritor infatigável, Edgar Morin é autor de mais de 60 livros sobre temas que vão do cinema à filosofia, da política à psicologia, da etnologia à educação. Participou da resistência armada à ocupação nazista da França. Foi também um dos primeiros intelectuais a romper com o Partido Comunista Francês em nome da liberdade de espírito e da recusa do stalinismo. É diretor emérito do Centro Nacional de Pesquisa Científica, fundador do Centro de Estudos Transdisciplinares da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris.

Pesquisador emérito do CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique). Formado em Direito, História e Geografia, realizou estudos em Filosofia, Sociologia e Epistemologia. É considerado um dos principais pensadores sobre a complexidade. Autor de mais de trinta livros, entre eles: O método (6 volumes), Introdução ao pensamento complexo, Ciência com consciência e Os sete saberes necessários para a educação do futuro. Durante a Segunda Guerra Mundial, participou da Resistência Francesa. É considerado um dos pensadores mais importantes do século XX e XXI.
Sua trajetória de vida é marcada por um firme posicionamento nas questões cruciais de seu tempo, o que se reflete em grande parte da sua produção intelectual. Morin é o idealizador de uma reforma do pensamento e da educação. Suas idéias expressam sua paixão pelo que chama de transdisciplinaridade e resumem-se em conceitos como a ecologia da ação, a identidade transcultural e a antropoética.

Entre seus livros, destacamos os seis volumes de O método (Sulina) e obra-primas da interpretação cultural, como As estrelas (José Olympio); O cinema e o homem imaginário (Relógio D’Água/Grande Plano); Cultura de massa no século XX (Forense  Universitária).

 

14/7/2009

09/07/2009 - Atualizada em 08/07/2009