Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Alfredo Del-Penho apresenta Noel Rosa na ABL

Alfredo Del-Penho apresenta Noel Rosa na ABL

 

A Academia Brasileira de Letras dá sequência ao primeiro ciclo de conferências do ano. Com coordenação do Acadêmico e escritor Geraldo Carneiro, “Mitos da Música Brasileira" fala de três orixás da música popular brasileira: Tom Jobim, Noel Rosa e João Gilberto. Na próxima quinta-feira, dia 19, o cantor e compositor Alfredo Del-Penho fará uma aula-show sobre Noel Rosa. A palestra é gratuita e começa às 16h, no Teatro R. Magalhães Jr. 

A coordenação-geral dos Ciclos de 2024 é do Acadêmico Antonio Carlos Secchin. O compositor Alfredo Del-Penho afirma que poeta da vila Noel Rosa criou uma obra única e, em seus poucos anos de vida, se consolidou como um marco na história de nossa música popular. Segundo ele, Noel influenciou compositores, cantores e instrumentistas. Del-Penho interpretou Noel Rosa na peça “Noel Rosa: coisa nossa”, escrita por Geraldo Carneiro e apresentada ano passado no Rio.

- Noel olhou para nossa gente, nossa história, retratou a cidade e o país dando protagonismo a personagens do cotidiano que antes eram praticamente invisíveis aos olhos dos compositores de seu tempo – completou Del-Penho. O ciclo continua no dia 26 de março, com o jornalista e escritor Hugo Sukman. Ele fará uma análise da obra de João Gilberto e mostrará como o compositor restaurou a bossa e tornou-a nova no século XX.

- Antes de ser nova, a coisa é a bossa: o jeito brasileiro não apenas de fazer música (e arte em geral), mas de ser e de estar diante do mundo. João lançaria a música brasileira para o futuro e espelharia um futuro para o próprio país, não mais subserviente exportador de matérias-primas brutas, mas senhor de seu destino, produtor de algo mais refinado até que os produtos industriais que o país começava a produzir – sublinhou.

12/03/2024

Vídeos relacionados