Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Alfredo Bosi toma posse na ABL

Alfredo Bosi toma posse na ABL

 

O Globo (01.10.2003)


O paulista Alfredo Bosi, de 67 anos, crítico literário e professor titular da USP, tomou posse ontem na cadeira 12 da Academia Brasileira de Letras (ABL), que pertenceu a dom Lucas Moreira Neves. Emocionado, o autor de “História concisa da literatura brasileira” disse que estava se juntando aos homens que foram, ao longo de toda a sua vida, tema de seus estudos e motivo de grandes paixões.

- Passei a vida ensinando literatura brasileira e, agora, estou na casa das pessoas que amo e admiro, como Machado de Assis, Manuel Bandeira, João Cabral de Melo Neto, Joaquim Nabuco - disse Bosi, saudado com um discurso do acadêmico Eduardo Portella.

Segundo Portella, o pensador católico, autor de “Literatura e resistência”, sempre defendeu um estado de alerta contra as injustiças sociais.

A posse contou com a presença de dom Claudio Humes, cardeal-arcebispo de São Paulo; do vice-governador de São Paulo, Cláudio Lembo; do reitor em exercício da USP, Hélio da Cruz. O senador Marco Maciel, candidato à vaga 39 da ABL - que pertenceu ao jornalista Roberto Marinho - também estava presente.

05/06/2006 - Atualizada em 04/06/2006