Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Afrânio Coutinho no Mausoléu da ABL

Afrânio Coutinho no Mausoléu da ABL

 

(O GLOBO - 07/08/2000)

O corpo do escritor Afrânio Coutinho foi enterrado no dia 06/08 no Mausoléu dos Imortais da Academia Brasileira de Letras, no Cemitério São João Batista, em Botafogo. Mais de cem pessoas estiveram no velório e no enterro do acadêmico que ocupava a cadeira número 33 da ABL. Durante o velório, o secretário-geral da instituição, Carlos Nejar, fez um discurso em homenagem ao escritor.

- Ele exercitou as suas críticas em sua admirável oficina literária por onde passaram muitos criadores. Ele cumpriu a sua vida e agora cumpre a sua eternidade - afirmou.

Na próxima quinta-feira será realizada a sessão da saudade quando é feita uma última homenagem ao acadêmico morto e declarada aberta oficialmente a eleição para preencher a vaga.

Além da cadeira ocupada por Afrânio Coutinho, ainda está vaga a cadeira de número 6 que pertenceu à Barbosa Lima Sobrinho.

Coutinho morreu na manhã de sábado, aos 89 anos, na Clínica São Vicente, na Gávea, de insuficiência cardíaca. Nos últimos dez anos foi internado várias vezes por problemas de saúde. Formado em medicina, em 1931, Afrânio Coutinho foi professor, crítico literário, ensaísta e acadêmico.

23/06/2006 - Atualizada em 22/06/2006