Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Acadêmico Murilo Melo Filho lança livro "O brasileiro Rui Barbosa"

Acadêmico Murilo Melo Filho lança livro "O brasileiro Rui Barbosa"

 

O livro “O brasileiro Rui Barbosa”, do jornalista, escritor e Acadêmico Murilo Melo Filho, publicado pela União Editora, de João Pessoa (PB), é lançado esta semana no Rio de Janeiro. O biógrafo descreve em pouco mais de 250 páginas a história do biografado, assim como ele, imortal da Academia Brasileira de Letras.

Um biografado são muitos em apenas um: escritor, advogado, educador, humanista, jornalista, político, reformista, jurista, diplomata, ensaísta e orador, entre outras muitas atribuições que caracterizaram sua vida, desde o Império até poucos anos antes do fim da Primeira República. E o autor começa o livro perguntando: “Qual dos Ruis foi e é o mais conhecido?” E antecipa como resposta: “É o que se verá neste livro”.

Saiba mais

Sobre o escritor

Um dos mais influentes jornalistas políticos do Brasil, Murilo Melo Filho foi, por força da profissão, testemunha de importantes e decisivos momentos da História. Acompanhou Presidentes da República em viagens ao exterior, além de ter entrevistado algumas das personalidades mundiais de maior destaque no mundo. No livro “O brasileiro Rui Barbosa”, o autor enaltece a aguerrida luta de seu biografado, os dos muitos em apenas um, em favor da Abolição, do voto direto, da Federação e da República. E lamenta: “Infelizmente, hoje em dia no Brasil, não mais se fazem Ruis, como antigamente”.

Sobre o livro

As páginas deste livro são apenas mais uma tentativa para resgatar o que há de melhor no pensamento político, econômico e filosófico permeado ao longo da trajetória brasileira. E ninguém representa melhor e mais alto esses valores do que um baiano chamado Rui Barbosa. Em certos momentos, Rui incorporou-se a uma espécie de mitologia grega, um deus adorado e idolatrado, como uma espécie de entidade máxima. Pergunto, então: qual dos Ruis foi o maior: o escritor? O advogado? O educador? O humanista? O jornalista? O político? O reformista? O da Conferência de Haia? O autor da Primeira República? O abolicionista? O constitucionalista? O Senador? O do candidato na "Campanha Civilista"? O de "Cartas da Inglaterra"? O do"Adeus a Machado"? O da "Réplica"? Ou o da "Oração aos Moços"?

É o que se verá neste livro.

Murilo Melo Filho

14/7/2010



14/07/2010 - Atualizada em 13/07/2010