Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Acadêmico José Murilo de Carvalho recebe o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Coimbra

Acadêmico José Murilo de Carvalho recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Coimbra

 

O Acadêmico, sociólogo e historiador José Murilo de Carvalho recebeu, no dia 28 de janeiro, o título de doutor honoris causa da Universidade de Coimbra, Portugal, no dia 28 de janeiro. A cerimônia realizou-se na Sala dos Capelos e contou com as presenças do reitor da Universidade, João Gabriel Silva, e do diretor da Faculdade de Letras, José Pedro Paiva. O apresentante foi o professor Carlos Reis.

A atribuição do título resultou de uma proposta da Faculdade de Letras daquela instituição pela “contribuição decisiva do novo doutor para um melhor papel desempenhado pela UC na História do Brasil”. No texto da proposta, os professores Fernando Catroga e Maria Helena da Cruz Coelho sublinham que José Murilo de Carvalho “evidencia, na obra A construção da ordem – teatro de sombras, como a formação da elite brasileira na UC foi decisiva para que, na sua diversidade e extensão territorial, o Brasil se mantivesse um só país, em contraste com a fragmentação na zona de língua espanhola”.

Saiba mais

José Murilo de Carvalho – sexto ocupante da Cadeira nº 5 da ABL, eleito em 11 de março de 2004, na sucessão de Rachel de Queiroz –, em seu discurso de agradecimento, afirmou: “Sinto sobre mim o peso simbólico de séculos de história. Vislumbro sobre os prédios e salas desta universidade, antigos e modernos, as auras do fundador Dom Dinis, do reformador Marquês de Pombal e do seu braço direito, o brasileiro dom Francisco de Lemos, além das gerações de mestres e alunos que ajudaram a construir a História de Portugal e que, partindo das margens do Mondego, transportaram além-mar e por toda a parte, com engenho e arte, a língua, a cultura as instituições, as luzes e, na magnífica expressão de Dom Dinis, o thesaurus mirabilis da ciência”.

05/03/2015