Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Acadêmico José Murilo de Carvalho é homenageado na ABL pelos 40 anos de vida acadêmica

Acadêmico José Murilo de Carvalho é homenageado na ABL pelos 40 anos de vida acadêmica

 

A Academia Brasileira de Letras, o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Academia Brasileira de Ciências convidaram para a sessão em homenagem ao Acadêmico José Murilo de Carvalho, pelos 40 anos dedicados à vida acadêmica, que foi realizada no dia 20 de agosto, às 16h, no Petit Trianon.

A mesa da sessão foi presidida pelo Presidente da ABL Cícero Sandroni. O Acadêmico Alberto da Costa e Silva, da ABL, Arno Welling, do IBGE, Aloísio Teixeira, da UFRJ, e Jacob Palis, da ABC, falaram sobre o Acadêmico homenageado e sua tragetória acadêmica.

Saiba mais

José Murilo de Carvalho é bacharel em Sociologia e Política pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (1965); Mestre em Ciência Política pela Universidade de Stanford (1969); Ph.D em Ciência Política pela Universidade de Stanford (1975); especializado em Metodologia de Pesquisa pela Universidade de Michigan (1967); Pós-Doutorado pela Universidade de Stanford (1976-77); e, Pós-Doutorado pela Universidade de Londres (1982). Lecionou na Universidade Federal de Minas Gerais, no Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro. É professor visitante das universidades de Stanford, California-Irvine, Notre Dame (Estados Unidos), Leiden (Holanda), London e Oxford (Inglaterra) e na École des Hautes Études en Sciences Sociales (França). Foi pesquisador do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil/Fundação Getulio Vargas, da Casa de Rui Barbosa. Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Brasileira de Letras.

O evento teve transmissão ao vivo pelo Portal da ABL.

20/8/2009

20/08/2009 - Atualizada em 19/08/2009