Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Acadêmico, jornalista e escritor Cícero Sandroni lança, pela Editora Rocco, o livro “A arte de mentir”

Acadêmico, jornalista e escritor Cícero Sandroni lança, pela Editora Rocco, o livro “A arte de mentir”

 

O Acadêmico, jornalista e escritor Cícero Sandroni lançou, dia 10/2, pela editora Rocco, o livro de crônicas A arte de mentir. A noite de autógrafo foi na Livraria Argumento (Rua Dias Ferreira, 417 – Leblon), a partir das 19 horas.

Cícero Sandroni reuniu no livro as crônicas que escreveu entre os anos 1999 e 2003, a maioria publicada no Jornal do Commercio. Segundo a Acadêmico, “elas falam de memórias de amigos que já partiram, uma ou outra alusão aos malfeitos da vida, sem vontade de ser a palmatória do mundo. Pequenos textos, talvez para serem lidos em uma noite de chuva”.

De acordo com os editores, “como gênero, a crônica agrada ao leitor habituado aos fatos diários do cotidiano, por intermédio da imprensa, e ao romance. Se a dor da gente não sai no jornal, as crônicas são o meio onde elas dariam um jeitinho. Já no primeiro texto, a literatura de Sandroni ferve, ligando referências e informações do mundo real, como todo bom jornalista, à sensibilidade do escritor”.

Os editores afirmam, ainda, que “é este tipo de leitura, com referências curiosas, críticas, pitorescas, salpicadas pelo bom humor e pela escrita leve e inteligente de Cícero Sandroni que o leitor encontrará nas mais de cem crônicas de A arte de mentir. Das guerras à economia, da cozinha à arte, tudo passa pelo crivo do cronista. O livro é para aqueles que apreciam a boa escrita, o jornalismo, o mundo caminhando ao olhar aguçado de quem partilha a experiência, a credibilidade e a sensibilidade com leitores ávidos do jornal. Deliciosamente selecionados, os textos acompanham bem um dia de chuva e bom café, para serem lidos e saboreados com a calma de que a leitura do jornal nem sempre usufrui”. 

Saiba mais

O autor

Nascido em São Paulo, em 1935, Cícero Sandroni mudou-se para o Rio de Janeiro em 1946. Antes de terminar os cursos de administração da Fundação Getúlio Vargas e de jornalismo na PUC, ingressou no Correio da Manhã e iniciou carreira de mais de meio século em jornais, revistas e televisão.

Além do trabalho nas redações, é biógrafo de diversos jornalistas e autor de livros sobre a história da imprensa e obras de ficção. Foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras em 2003 e presidiu a instituição nos anos de 2008 e 2009. Em 2014, foi eleito sócio honorário do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.

A arte de mentir
Cícero Sandroni
Editora Rocco
256 páginas
R$ 24,50
Livraria Argumento
Rua Dias Ferreira, 417 – Leblon
Dia 10 de fevereiro, terça-feira, a partir das 19 horas

9/2/2015

 
09/02/2015