Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Acadêmico João Almino participa de evento sobre a Literatura Brasileira na Biblioteca Pública de Nova York

Acadêmico João Almino participa de evento sobre a Literatura Brasileira na Biblioteca Pública de Nova York

 

Em comemoração ao bicentenário da independência do Brasil, a Biblioteca Pública de Nova York (NYPL) organizou um evento inédito sobre a literatura brasileira, que contou com o apoio da Academia Brasileira de Letras, do Consulado Brasileiro em Nova York e da ONG americana Ticún Brasil, fundada por Alex Minkin, que oferece a jovens estrangeiros a oportunidade de fazer trabalho voluntário no Brasil. O Acadêmico e escritor João Almino foi um dos palestrantes. A conferência, intitulada “Existe uma literatura brasileira?”, foi realizada na quarta-feira, dia 28 de setembro, às 19h (horário de Brasília), com transmissão via Zoom. A palestra marcou o início de um projeto voltado para temas que envolvem a literatura e a cultura brasileira na NYPL intitulado “Brasil em suas Próprias Palavras”, que tem o objetivo de apresentar escritores e artistas brasileiros ao público americano. O projeto será realizado durante todo o ano de 2023. A palestra de estreia abordou o passado, presente e futuro da produção literária do país e questiona se a literatura brasileira reflete o caldo multicultural do povo brasileiro.

O encontro foi mediado pela jornalista Vânia Carvalho-Wang, organizadora do evento, e contou com a presença do comentarista cultural, autor de livros traduzidos em 20 idiomas, professor do Amherst College e especialista em literatura latino-americana, Ilan Stavans. Mexicano/ americano, Stavans também é consultor do Dicionário Oxford e autor de livros que alcançaram a lista dos mais vendidos do New York Times. O professor de literatura da USP (Universidade de São Paulo), Ivan Marques, também é palestrante.

“A ideia é criar pontes e aumentar a percepção sobre a produção artística do Brasil no mercado americano”, ressalta Vânia Carvalho-Wang, criadora e responsável pela produção do projeto. Ela explica que o público-alvo dos eventos é o americano e, por essa razão, as palestras são todas em inglês. Entre os temas considerados para os próximos eventos estão o Modernismo e a Semana de 22, o Movimento Armorial e a temática judaica na obra dos escritores Clarice Lispector e Moacir Scliar. Os próximos eventos contarão com plateia, mas a transmissão pela internet deve ser mantida para alcançar outros países, principalmente o Brasil.

27/09/2022