Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Acadêmico Eduardo Giannetti e antropólogo Antonio Risério ministram palestra sobre “Identidade e Identitarismo"

Acadêmico Eduardo Giannetti e antropólogo Antonio Risério ministram palestra sobre “Identidade e Identitarismo"

 

"Identidade e Identitarismo" foi o tema do mais recente debate do ciclo “Ponto e Contraponto – discursos em tensão”, que ocupará o teatro R. Magalhães Jr. durante o mês de junho. O Acadêmico Eduardo Giannetti e o antropólogo Antonio Riserio, que participou de forma online, discutiram, entre outros temas ligados ao assunto, a fronteira entre identidade e identitarismo.

No dia 20 de junho, às 16h, o médico Drauzio Varella e o economista Arminio Fraga debaterão como conciliar as necessidades da saúde pública com as restrições orçamentárias do governo. Encerrando o ciclo, no dia 27 de junho, as sociólogas Maria das Dores Machado e Cecilia Mariz irão abordar a interação entre religião e política no país, com foco no papel dos evangélicos.

Todas as palestras serão transmitidas pelo Youtube da Academia. A entrada é franca.

A coordenação é do Acadêmico Edmar Lisboa Bacha e a coordenação-geral do projeto de ciclos de conferências de 2023 é do Acadêmico Antonio Carlos Secchin.

Sobre o Acadêmico Eduardo Giannetti

Eduardo Giannetti é sexto ocupante da Cadeira nº 2, eleito em 16 de dezembro de 2021, na sucessão de Tarcísio Padilha. Nasceu em Belo Horizonte, no dia 23 de fevereiro de 1957. É economista, professor, autor e palestrante formado na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) e em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), ambas da Universidade de São Paulo. Possui doutorado em Economia pela Universidade de Cambridge (1987). Atualmente é professor da Ibmec Educacional. Foi também professor de economia do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), da FEA-USP (1988-1999) e da Universidade de Cambridge (1984-1987). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia e teoria econômica, história do pensamento econômico, economia do bem-estar, ética e economia. É assessor do partido político Rede Sustentabilidade, sendo o responsável por elaborar os planos econômicos de Marina Silva para as campanhas presidenciais de 2010, 2014 e 2018.

Sobre Antonio Risério

Antonio Risério é um antropólogo, poeta, ensaísta e historiador brasileiro. Em 1995, obteve sua formação em antropologia pela Universidade Federal da Bahia. Por alguns anos, trabalhou no setor cultural até ser exonerado. Em seguida, participou das campanhas políticas dos petistas Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. Contribuiu como colunista a jornais brasileiros. Suas colunas envolvem tópicos como raça no brasil identitarismo e críticas à esquerda. Elaborou o projeto geral do Cais do Sertão Luiz Gonzaga, no Recife.Trabalhou no Ministério da Cultura juntamente com Roberto Pinho na implantação das Bases de Apoio à Cultura durante a gestão de Gilberto Gil até ele ser exonerado do cargo, por ter sido acusado pelo secretário-executivo do ministério, Juca Ferreira, de irregularidades no contrato firmado com o IBRAC (Instituto Brasil Cultural). Nesta ocasião Antonio Risério e mais dois assessores do ministro Gilberto Gil pediram demissão. Fez vários roteiros de cinema e televisão sobre urbanismo e história da Bahia e do Brasil. Muitas composições suas foram gravadas por importantes artistas da música popular brasileira, sendo considerado um herdeiro da Tropicália.

06/06/2023