Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Acadêmico Edmar Lisboa Bacha ministra palestra sobre as origens e o futuro da economia no ciclo sobre o Bicentenário do Brasil

Acadêmico Edmar Lisboa Bacha ministra palestra sobre as origens e o futuro da economia no ciclo sobre o Bicentenário do Brasil

 

A Academia Brasileira de Letras encerra o 6º Ciclo de Conferências do ano, que prestou uma homenagem ao bicentenário do Brasil. Na quinta-feira, dia 29 de setembro, o Acadêmico Edmar Lisboa Bacha abordou as origens e o futuro da economia na palestra "Que PIB é este? Por uma releitura de 200 anos de crescimento econômico brasileiro". Com a coordenação do Acadêmico José Murilo de Carvalho, o ciclo teve, no total, cinco palestras gratuitas, sempre às quintas-feiras do mês de setembro, às 17h30, na Sala José de Alencar. O espaço possui capacidade de 65 pessoas e está sujeito à lotação.

O ciclo teve início no dia 1º de setembro com a palestra "De Napoleão a Putin: o Brasil num mundo de acelerada transformação", proferida pelo embaixador Rubens Ricupero. No dia 8 de setembro, o Acadêmico Antonio Carlos Secchin abordou a "Dependência ou morte: Polêmicas literárias entre o Brasil e Portugal, da Independência à atualidade". No dia 15 de setembro, o Acadêmico Domício Proença Filho falou da língua portuguesa e a independência do Brasil. "Na terceira margem: o povo na independência" foi o tema da palestra ministrada pelo professor Sérgio Abranches no dia 22 de setembro.

O ACADÊMICO

Edmar Lisboa Bacha é o sexto ocupante da Cadeira nº 40. Foi eleito em 3 de novembro de 2016, na sucessão de Evaristo de Moraes Filho, e recebido em 7 de abril de 2017 pelo Acadêmico Fernando Henrique Cardoso. É graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1960-1963) e especializou-se em Economia no Centro de Aperfeiçoamento de Economistas da Fundação Getúlio Vargas (1964) e, depois disso, somou à sua formação acadêmica inicial os títulos de mestre (1964-1966) e doutor em Economia (1964-1968), pela Universidade de Yale (Estados Unidos).

Esteve à frente de relevantes cargos, como de assessor especial do Ministro da Fazenda, quanto da implantação do Plano Real (1993-1994); e presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (janeiro a dezembro de 1995).

SERVIÇO

Local: Sala José de Alencar

Horário: 17h30

Endereço: Avenida Presidente Wilson, 203, Castelo, Rio de Janeiro.

23/09/2022