Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Acadêmico Edmar Lisboa Bacha lança livro com outros economistas

Acadêmico Edmar Lisboa Bacha lança livro com outros economistas

 

O livro "A Arte da Política Econômica: depoimentos à Casa das Garças", com prefácio e artigo do Acadêmico e economista Edmar Lisboa Bacha, foi lançado nesta segunda-feira, 26 de junho, na Livraria Travessa do Shopping Leblon. O Acadêmico Edmar Bacha, Armínio Fraga, Cristiane Schmidt, Elena Lendau, Pedro Malan, entre outros, participaram da noite de autógrafos.

Com organização de José Augusto C. Fernandes, o livro reúne depoimentos dados ao podcast "A arte da política econômica", uma iniciativa do Instituto de Estudos de Política Econômica/Casa das Garças. Em seu prefácio, o Acadêmico Edmar Bacha, um dos idealizadores e atual diretor da Casa das Garças, pontua os imensos desafios que os participantes do projeto enfrentaram em suas trajetórias no serviço público:

"Num governo democrático não basta ser modesto e competente. É preciso saber unir a técnica à política. Entender os meandros do poder e avaliar os limites do possível. Assumir liderança, mas principalmente negociar. Persuadir sem impor. Formar equipes competentes e solidárias. Recuar quando preciso, avançar quando se abrem as janelas de oportunidade. Defender os ganhos obtidos com tanto empenho quanto na busca de novos ganhos. Aceitar que no governo o ótimo é, com frequência, inimigo do bom. Exercer, enfim, A Arte da Política Econômica.”

 

Sobre o Acadêmico

Edmar Lisboa Bacha é o sexto ocupante da Cadeira nº 40. Foi eleito em 3 de novembro de 2016, na sucessão de Evaristo de Moraes Filho, e recebido em 7 de abril de 2017 pelo Acadêmico Fernando Henrique Cardoso. É graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1960-1963) e especializou-se em Economia no Centro de Aperfeiçoamento de Economistas da Fundação Getúlio Vargas (1964) e, depois disso, somou à sua formação acadêmica inicial os títulos de mestre (1964-1966) e doutor em Economia (1964-1968), pela Universidade de Yale (Estados Unidos).

Atuou no campo acadêmico como pesquisador, colaborador, professor titular e visitante, em algumas das principais universidades do Brasil e também do exterior: Universidade de Brasília, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Harvard University e Yale University, nos Estados Unidos. Esteve à frente de relevantes cargos, como de assessor especial do Ministro da Fazenda, quando da implantação do Plano Real (1993-1994); e presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (janeiro a dezembro de 1995).

15/06/2023