Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Acadêmico Edmar Bacha fala sobre seu novo livro em entrevistas ao jornal Poder360

Acadêmico Edmar Bacha fala sobre seu novo livro em entrevistas ao jornal Poder360

 

O Acadêmico, professor e economista Edmar Bacha concedeu duas entrevistas ao jornal Poder360 no dia 23 de março. As conversas, por videoconferência, abordaram questões como a desigualdade social, inflação, guerra da Ucrânica, pandemia e o seu novo livro, “No país dos contrastes: memórias da infância ao Plano Real”, no qual conta sua trajetória e a contextualiza nos momentos históricos dos quais participou.

Na entrevista, o Acadêmico revisita fatos históricos e reflete sobre seus desdobramentos. Ele lembrou que seu livro teve origem em um artigo solicitado pela Academia Brasileira de Letras sobre o economista Celso Furtado, com o qual Edmar Bacha conviveu como aluno durante um ano na Universidade de Yale. Ele também ressaltou que muito do material do livro, que foi escrito durante a pandemia, é baseado nas cartas que escrevia para a sua mãe sobre Celso Furtado enquanto ainda estudava na Universidade.

Na obra, o autor se recorda das origens na terra natal, Lambari, em Minas Gerais; resgata, em crônicas diligentes, os anos de formação em Yale; e culmina na narrativa de bastidores da criação dos Planos Cruzado e Real — marcos da história econômica do país revisitados da perspectiva de quem viveu intensamente a frustração do primeiro e foi peça fundamental no sucesso do segundo.

- Fiz esse primeiro artigo e resolvi reler as cartas. E pensei: isso é uma resenha da minha vida no 1º ano em Yale. Fiz então um 2º artigo sobre a minha temporada na universidade e outro sobre os EUA. Juntei tudo e puxei para a minha vida antes da academia e depois, com o Plano Cruzado e o Plano Real. Me diverti muito - sublinhou.

O Acadêmico ainda citou que acredita que a Covid-19 e a guerra russo-ucraniana vão remodelar a globalização, pois a ideia de um país ser o único ou o grande fornecedor de determinado item para o mundo deixará de existir. No lugar disso, ele aposta que haverá uma diversificação de fornecedores nas cadeias globais de produção, que trará novas oportunidades para o Brasil e para a América Latina.

- As cadeias internacionais de valor tinham foco na Ásia. De repente, com a união da China e Rússia, o Ocidente se dá conta que há um polo que não é questão só da guerra, mas que gera preocupação com questões de segurança. Sobretudo para a Europa, que tem uma dependência alta do gás e do petróleo da Rússia, e agora não consegue reagir – ressaltou.

Edmar Bacha foi presidente do IBGE e assessor especial do Ministério da Fazenda. É considerado um dos fundadores do Plano Real.

29/03/2022