Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Acadêmico Edmar Bacha concede entrevista ao portal VirtuNews sobre a abertura econômica

Acadêmico Edmar Bacha concede entrevista ao portal VirtuNews sobre a abertura econômica

 

O Acadêmico Edmar Bacha concedeu entrevista ao portal VirtuNews sobre os temas de abertura econômica e desenvolvimento, temas que integram a sua pesquisa acadêmica. Na sua fala, o Acadêmico lista os motivos e interesses que mantêm o Brasil preso ao protecionismo e fala sobre as perspectivas no pós-pandemia. A entrevista em vídeo pode ser acessada pelo canal do Youtube do portal VirtuNews.

Sobre o Acadêmico

Edmar Lisboa Bacha é o sexto ocupante da Cadeira nº 40. Foi eleito em 3 de novembro de 2016, na sucessão de Evaristo de Moraes Filho, e recebido em 7 de abril de 2017 pelo Acadêmico Fernando Henrique Cardoso. É graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1960-1963) e especializou-se em Economia no Centro de Aperfeiçoamento de Economistas da Fundação Getúlio Vargas (1964) e, depois disso, somou à sua formação acadêmica inicial os títulos de mestre (1964-1966) e doutor em Economia (1964-1968), pela Universidade de Yale (Estados Unidos).

Atuou no campo acadêmico como pesquisador, colaborador, professor titular e visitante, em algumas das principais universidades do Brasil e também do exterior: Universidade de Brasília, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Harvard University e Yale University, nos Estados Unidos. Esteve à frente de relevantes cargos, como de assessor especial do Ministro da Fazenda, quando da implantação do Plano Real (1993-1994); e presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (janeiro a dezembro de 1995).

27/05/2021