Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Acadêmico e professor Tarcísio Padilha lança os dois primeiros livros da coletânea de sua obra reunida

Acadêmico e professor Tarcísio Padilha lança os dois primeiros livros da coletânea de sua obra reunida

 

O Acadêmico e professor Tarcísio Padilha lançou, no dia 17 de abril, quarta-feira, pela Editora Batel, os dois primeiros livros da coletânea de sua obra reunida. O evento aconteceu na Livraria Travessa de Ipanema (Rua Visconde de Pirajá, 572). Nesse dia, o autor completou 91 anos de idade.

Crônicas para um mundo melhor – uma ética do cotidiano é o primeiro dos dois volumes e tem o prefácio assinado pelo Acadêmico Antonio Hoauiss (1915-1999) e apresentação do escritor Marco Lucchesi, Presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL). No segundo, intitulado Literatura e livre pensar – grandes nomes, o prefácio é assinado pelo Acadêmico e professor Domício Proença Filho, ex-Presidente da ABL.

Os demais livros serão lançados com intervalo de três meses, sendo o último no dia 24 de março de 2020, data que coincide com o aniversário de 92 anos da mulher do escritor, senhora Ruth Padilha. Segundo a filha do casal Heloisa Padilha, as datas, do primeiro ao último lançamento, “caracterizam que se trata de um projeto de família, o que é muito importante frisar”.

O primeiro livro, de acordo com os editores, é uma coletânea com 70 artigos do autor publicados no Jornal do Commercio entre 1996 e 1998, nos quais o autor apresenta sua avaliação e suas aspirações a respeito do mundo atual. Em textos que tratam de temas do cotidiano, o autor analisa e reflete sobre os fatos, contextos e realidades com um crivo ético. O autor procura, de um lado, ressaltar virtudes e elementos de um ideal a ser atingido pela atividade humana e, de outro, apontar as mazelas de um mundo em construção, enfatizando a ação e a reflexão como o caminho para se atingir o maior bem comum da humanidade.

O segundo é uma publicação inédita em livro de textos e discursos de Tarcísio Padilha sobre personalidades do mundo literário e intelectual brasileiro, Guimarães Rosa, Coelho Neto, Rachel de Queirós, Alceu Amoroso Lima, Sobral Pinto, Octávio de Faria, Luiz Paulo Horta, Carlos Heitor Cony, Nélida Piñon e Ana Maria Machado foram os nomes escolhidos por Tarcísio Padilha para essa coletânea. São textos em que a criação literária e o livre pensamento surgem como tema central, numa homenagem sincera do autor a cada uma das personalidades escolhidas.

Tarcísio Padilha é o quinto ocupante da Cadeira nº 2 da Academia Brasileira de Letras, eleito em 20 de março de 1997, na sucessão de Mário Palmério. É membro fundador, conselheiro e membro honorário da Association Louis Lavelle, de Paris. Nasceu no Rio de Janeiro e começou sua formação fundamental no Grupo Escolar D. Pedro II, em Petrópolis. É bacharel em Filosofia e Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ); diplomado em Ciências Sociais pelo Instituto de Direito Comparado da PUC-RJ; licenciado em Filosofia pela Universidade Federal Fluminense; doutor em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

03/04/2019