Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Acadêmico e escritor Antônio Torres lança, na Turquia, seu romance ‘Essa terra’

Acadêmico e escritor Antônio Torres lança, na Turquia, seu romance ‘Essa terra’

 

O Acadêmico e escritor Antônio Torres, oitavo ocupante da Cadeira 23 da ABL, eleito em 7 de novembro de 2013, lançou, na Turquia, seu romance Essa terra, editado no Brasil em 1976 e, em Portugal, pela Editora Teodolito, em 2015.

Segundo os editores, “o romance, considerado um dos mais marcantes da literatura brasileira contemporânea, é um relato emocionante do impacto da cidade grande sobre o imigrante nordestino. O próprio autor – nascido na pequena cidade de Junco, interior da Bahia – percorreu os mesmos caminhos dos seus personagens, deixando o Nordeste para procurar a sorte nas metrópoles do Sudeste do Brasil. E encontrou-a. É a história de um homem que, depois de 20 anos a morar em São Paulo, decide voltar à sua cidade de origem, no interior do sertão nordestino.

Saiba mais

O AUTOR

Autor premiado, com várias edições no Brasil e traduções em muitos países, Antônio Torres é considerado um dos mais importantes ficcionistas brasileiros contemporâneos. Sua obra abrange 11 romances, um livro de contos, um livro para crianças, um livro de crônicas, perfis e memórias.

Entre seus livros destaca-se a trilogia formada por Essa terra, O cachorro e o lobo e Pelo fundo da agulha, recém-publicada em Portugal pela Editora Teodolito. Torres, na sua juventude, viveu três anos em Lisboa e no Porto, tendo sido amigo do poeta Alexandre O’Neill, do romancista José Cardoso Pires e do ator João Guedes.

Hoje, Torres é membro da Academia Brasileira de Letras, na qual ocupa a cadeira fundada por Machado de Assis e que teve, entre outros ocupantes, o escritor baiano Jorge Amado.

 

 

23/11/2017