Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Acadêmico Domício Proença Filho recebe Medalha Comemorativa do Centenário da Biblioteca Pública de Porto Alegre

Acadêmico Domício Proença Filho recebe Medalha Comemorativa do Centenário da Biblioteca Pública de Porto Alegre

 

O Acadêmico e escritor Domício Proença Filho recebeu a Medalha Comemorativa do Centenário da Biblioteca Pública de Porto Alegre na quarta-feira, dia 30 de novembro. Concedida a expoentes da arte e da cultura, assim como àqueles que apoiam a Biblioteca Pública, a Medalha Comemorativa do Centenário de edificação do prédio da Biblioteca, inaugurado em 1922, foi criada pela Associação dos Amigos da Biblioteca (AABPE).

A honraria foi concedida ao Acadêmico no dia da inauguração da exposição Caminhos de Proust – Cem anos depois, na Biblioteca Pública de Porto Alegre. A mostra é considerada a mais importante exibição do país em homenagem ao escritor francês Marcel Proust. Convidados pelo protocolo, Robinson e Alcides Stumpf entregaram a medalha a Domício Proença Filho e Beatriz Araujo, respectivamente.

O Acadêmico

Domício Proença Filho é o quinto ocupante da Cadeira 28, tendo sido eleito em 23 de março de 2006 na sucessão do Acadêmico Oscar Dias Corrêa e recebido em 28 de julho de 2006 pelo Acadêmico Evanildo Bechara. É Bacharel e licenciado em Letras Neolatinas pela antiga Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil (1957), com curso de especialização em Língua e Literatura Espanhola (1958). É Doutor em Letras e Livre-docente em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina (1974). Crítico, poeta, ficcionista, antologista e promotor cultural, escreveu mais de 50 livros, entre eles Por dentro das palavras da nossa Língua Portuguesa e Capitu, memórias póstumas, ambos publicados pela Record.

08/12/2022