Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Acadêmico Domício Proença Filho participa do quarto episódio de "Como e por que ler os clássicos"

Acadêmico Domício Proença Filho participa do quarto episódio de "Como e por que ler os clássicos"

 

Academia Brasileira de Letras prossegue com o ciclo de podcasts "Como e por que ler os clássicos", gravado por seus acadêmicos e que contribuirá para a discussão sobre a introdução da leitura de obras clássicas nas escolas. O quarto episódio foi gravado pelo Acadêmico Domício Proença Filho. A apresentação do episódio e a coordenação do ciclo é feita pelo Acadêmico Antônio Torres.

Durante a emissão, o Acadêmico Domício Proença Filho define o texto clássico e comenta as formas possíveis de lê-lo “O fenômeno literário envolve a relação autor-texto-leitor, por outro lado, não há um modelo universal de leitura do texto literário. A obra literária se abre por sua múltipla significação a distintos olhares de leitores distintos. (...) A segunda pergunta: e como ler um texto literário clássico? A leitura de um texto literário envolve um amplo espaço de possibilidades, que não se exclui, antes, complementa-se. Podemos lê-lo num limite dele mesmo, numa leitura nuclearizada nos elementos intrínsecos que o integram, esta leitura centraliza-se na imanência do texto. Pode também ser lido pela via da conotação, entre outras possibilidades em sua relação com o contexto social de que é representativo, para além dos elementos que o integram; privilegia-se nessa modalidade de leitura a relação entre a literatura e o social, história, sociologia, filosofia, cultura... Podemos lê-lo também como pretexto para um passeio de nossa sensibilidade de leitores e ainda na direção do entendimento de fato da língua suporte. É possível também depreender do texto relações intertextuais.”

Todos os podcasts gravados ficarão disponíveis no site da Academia, assim como nas plataformas de streaming Spotify, Apple Podcasts, Deezer e Castbox.

Como e por que ler os clássicos

spotify deezer apple-music
22/03/2021