Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Acadêmico Antonio Carlos Secchin faz a terceira palestra do ciclo “Memória reverenciada”

Acadêmico Antonio Carlos Secchin faz a terceira palestra do ciclo “Memória reverenciada”

 

O Acadêmico, poeta e professor Antonio Carlos Secchin fez na Academia Brasileira de Letras a terceira palestra  do ciclo “Memória reverenciada” – Gonçalves Dias: poesia e etnia –, coordenado pelo Acadêmico Alberto Venancio Filho. O evento aconteceu no dia 21 de outubro, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. A entrada foi franca.

“Memória Reverenciada” inclui mais uma palestra, dia 28, terça-feira, no mesmo o horário e local das anteriores: Coelho Neto: a riqueza da linguagem, com o Acadêmico e professor Tarcísio Padilha.

Serão fornecidos certificados de frequência.

Os ciclos de conferências, com patrocínio da Petrobras, são transmitidos ao vivo pelo portal da ABL.

Saiba mais

Sétimo ocupante da Cadeira nº 19 da ABL, eleito em 3 de junho de 2004, na sucessão de Marcos Almir Madeira, e recebido em 6 de agosto de 2004 pelo acadêmico Ivan Junqueira, Antonio Carlos Secchin é Doutor em Letras e Professor Emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde lecionou por mais de trinta anos.  Foi por oito vezes patrono dos formandos da Faculdade de Letras da UFRJ. Proferiu cerca de 450 palestras, no país e no exterior.

Entre artigos e ensaios, organização de edições e livros de autoria própria conta com mais de 500 publicações. De seus livros de crítica e ensaio, destacam-se: Poesia e desordem (1996); Escritos sobre poesia & alguma ficção (2003); Memórias de um leitor de poesia (2010); e João Cabral: uma fala só lâmina (2014). Na poesia, publicou Todos os Ventos (2002), ganhador dos Prêmios da ABL, da Biblioteca Nacional e do PEN Clube como melhor livro do ano, no gênero. Em 2013, a Editora da UFRJ publicou Secchin: uma vida em letras, com dezenas de artigos, ensaios e depoimentos sobre a produção do Acadêmico como escritor, editor, docente e bibliófilo. É Oficial da Ordem de Rio Branco.

21/10/2014

 

15/10/2014 - Atualizada em 14/10/2014