Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Acadêmico Alberto Venancio Filho faz a palestra de abertura do ciclo “Memória Reverenciada”

Acadêmico Alberto Venancio Filho faz a palestra de abertura do ciclo “Memória Reverenciada”

 

O Acadêmico e advogado Alberto Venancio Filho, coordenador do ciclo “Memória Reverenciada”, foi o palestrante da conferência de abertura – Um Acadêmico da transição – Souza Bandeira. O evento aconteceu na terça-feira, dia 1 de dezembro, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. Entrada franca.

Foram fornecidos certificados de frequência.

O Acadêmico Antonio Carlos Secchin é o coordenador-geral dos ciclos de conferência de 2015.

“Memória Reverenciada” terá mais duas palestras, sempre às terças-feiras, no mesmo local e horário, com os seguintes dias, conferencistas e temas, respectivamente: dia 8, João Roberto Faria, Martins Pena: procedimentos cômicos e registro histórico; 15, Acadêmico Antônio Torres, Tributo a um homem célebre, pouco celebrado: Alfredo Pujol.

 

Saiba mais:

O CONFERENCISTA

Sexto ocupante da Cadeira nº 25 da ABL, eleito em 25 de julho de 1991, na sucessão de Afonso Arinos de Melo Franco, e recebido em 14 de abril de 1992 pelo Acadêmico Américo Jacobina Lacombe, Alberto Venancio Filho é Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade Nacional de Direito da então Universidade do Brasil (1956). Advogado militante, atua no Rio de Janeiro desde 1957.

Entre as diversas funções administrativas e educacionais exercidas, Alberto Venancio Filho foi Secretário-Executivo da Comissão de Ciências Sociais do Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura – IBECC; organizador do Plano Inicial da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília; Coordenador da Assessoria Técnica da Presidência da República, responsável pelos assuntos educacionais e culturais; Assistente da Diretoria do Ensino Superior do Ministério da Educação e Cultura; Assessor do Professor Carlos Chagas Filho, designado pelo Ministro da Educação, na reunião da Comissão Especial para Programação da Educação, Ciência e Cultura da Organização dos Estados Americanos, em Washington; perito participante do Seminário sobre Organização e Administração de Empresas Públicas da Organização das Nações Unidas, em Genebra; Diretor Executivo do Centro de Estudos e Pesquisas no Ensino do Direito (Ceped) da Universidade do Estado da Guanabara.

Foi membro do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil; Diretor do Instituto de Estudos Políticos e Sociais – Iepes; membro do Conselho Consultivo da Fundação Casa de Rui Barbosa; membro da Comissão Provisória de Estudos Constitucionais; membro do Conselho de Administração da Fundação Petrônio Portela; membro do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana; membro do Conselho Fiscal da Fundação Casa de Rui Barbosa; Presidente do Conselho de Administração do Instituto Brasileiro de Administração Municipal.

No magistério, foi Professor da Cadeira de Introdução ao Desenvolvimento Brasileiro da Escola Brasileira de Administração Pública – Ebap, da Fundação Getulio Vargas; Coordenador do Curso de Direito Especializado, realizado em convênio entre o Ministério das Minas e Energia e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, e Professor substituto da Cadeira de Pensamento Político Contemporâneo do Instituto Rio Branco.

É autor das seguintes obras: A Intervenção do Estado no Domínio Econômico; Das Arcadas ao Bacharelismo (Cento e cinquenta anos de ensino jurídico no Brasil); Notícia Histórica da Ordem dos Advogados do Brasil (1930-1980); Elogio de Afonso Arinos (Discurso de posse na Academia Brasileira de Letras e resposta de Américo Jacobina Lacombe); Francisco Venancio Filho – Um educador brasileiro (Organização, apresentação e esboço biográfico); Machado de Assis Presidente da Academia Brasileira de Letras; e Notas Republicanas.

Entre os textos publicados destacam-se os prefácios e introduções das obras Problemas de Política Objetiva e Problemas de Direito Corporativo, de Oliveira Vianna; Coronelismo, Enxada e Voto, de Victor Nunes Leal; Folhas de Outono, de Fernando Bastos d´Avila; Uma bibliografia, de Lourenço Filho; e História e Interpretação de Os Sertões, de Olympio de Souza Andrade.

Entre as inúmeras instituições a que pertence, é sócio efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros; sócio efetivo do PEN Clube do Brasil; sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro; membro da Academia Brasileira de Letras; membro vitalício do Conselho Diretor da Associação Brasileira de Educação; membro da Société Internationale des Amis de Montaigne, Paris; membro da Academia Brasileira de Educação; membro do Conselho da Association Internationale – Maison d’Auguste Comte, Paris.

27/11/2015

Notícias relacionadas

Vídeos relacionados