Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Acadêmico Alberto Venancio Filho encerra o Ciclo sobre o Centenário de Morte de Euclides da Cunha

Acadêmico Alberto Venancio Filho encerra o Ciclo sobre o Centenário de Morte de Euclides da Cunha

 

Nas comemorações do centenário de morte do escritor Euclides da Cunha, a Academia Brasileira de Letras tem realizado no segundo semestre de 2009 uma série de eventos centrados em um dos maiores escritores e jornalistas do Brasil. Na próxima terça-feira, dia 27 de outubro, às 17h30, no Teatro R. Magalhães Jr., a ABL fará o encerramento do Ciclo de Conferências em homenagem a Euclides da Cunha, com a presença do Acadêmico Alberto Venancio Filho, coordenador do evento, proferindo conferência sobre "A recepção de Os Sertões".

O Presidente da ABL Cícero Sandroni informa que a Academia convocou vinte e um dos mais categorizados especialistas, “que buscarão trazer à atualidade o gênio de Euclides, mostrando como sua excepcional capacidade analítica mergulhou no cerne mesmo da visão do Brasil sobre si próprio, visão histórica, antropológica, sociológica e geográfica”.

O Ciclo, que teve presenças ilustres, abordou assuntos como: "Os desafios de editar Euclides da Cunha", "Euclides da Cunha e o Exército", "Euclides da Cunha e o Itamaraty", "Os Sertões: Uma epopéia dos vencidos", "Euclides da Cunha e o  pensamento social brasileiro", "Euclides e a Amazônia", "Confluências de linguagem em Euclides da Cunha e Guimarães Rosa", "A antropologia de Os Sertões", "Os fundamentos científicos em Euclides da Cunha", "A medicina nos tempos de Euclides da Cunha" e "Euclides da Cunha jornalista".

O evento terá transmissão ao vivo pelo portal da ABL e serão fornecidos certificados de frequência.

22/10/2009

22/10/2009 - Atualizada em 21/10/2009