Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Acadêmico Alberto da Costa e Silva faz conferência em homenagem a Augusto dos Anjos

Acadêmico Alberto da Costa e Silva faz conferência em homenagem a Augusto dos Anjos

 

O Acadêmico, embaixador e historiador Alberto da Costa e Silva fez na Academia Brasileira de Letras a conferência de abertura do ciclo Quatro centenários. O coordenador, apenas da palestra de abertura, denominada “Augusto dos Anjos”, foi o Presidente da ABL, Acadêmico Geraldo Holanda Cavalcanti. O evento aconteceu no dia 6 de maio, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. A entrada foi franca.

A Coordenação geral dos ciclos de Conferências deste ano é do Acadêmico e poeta Antonio Carlos Secchin. Alberto da Costa e Silva será o coordenador das demais conferências do ciclo de maio: dia 13, Abdias do Nascimento: a alegria da luta, com o historiador e professor Joel Rufino dos Santos; dia 20, Caymmi “tá vivo ainda lá!”, com a jornalista, historiadora e biógrafa, além de neta do compositor baiano, Stella Caymmi; e dia 27, Iberê Camargo: o exercício da pintura, com o curador, crítico de arte e professor Paulo Venancio Filho.

Os ciclos de conferências são transmitidos ao vivo pelo portal da ABL.

Serão conferidos certificados de frequência.

Saiba mais

O palestrante

O Acadêmico, embaixador e historiador Alberto da Costa e Silva é o quarto ocupante da Cadeira nº 9 da ABL, eleito em 27 de julho de 2000. Nasceu em São Paulo em 12 de maio de 1931. Diplomou-se pelo Instituto Rio Branco em 1957.

Alberto da Costa e Silva recebeu o título de Doutor Honoris Causa em Letras pela Universidade Obafemi Awolowo (ex-Universidade de Ifé), da Nigéria, em 1986. Foi Professor nos anos de 1971 e 1972 do Curso de Aperfeiçoamento de Diplomatas do Instituto Rio Branco, Presidente da Banca Examinadora do Curso de Altos Estudos do Instituto Rio Branco, de 1983 a 1985, e Vice-Presidente de 1995 a 2000. É Sócio Correspondente da Academia das Ciências de Lisboa e Sócio Correspondente da Academia Portuguesa da História.

O homenageado

O poeta brasileiro , que viveu de 1884 a 1914, morreu ainda jovem, deixando para trás suas carreiras de promotor público (formou-se em Direito em 1906) e de professor, além de sua única e marcante obra Eu e outras poesias.

 

 

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Curta no Facebook

6/5/2014

02/05/2014 - Atualizada em 01/05/2014