Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Acadêmica Nélida Piñon recebe o "Premio Casa de las Americas"

Acadêmica Nélida Piñon recebe o "Premio Casa de las Americas"

 

O Presidente da Academia Brasileira de Letras Marcos Vilaça expressa o orgulho de todos os seus membros pela outorga a Nélida Piñon do "Premio Casa de las Americas", concedido por essa organização não governamental cubana, na categoria literatura brasileira.

"A nova distinção à grande escritora se incorpora aos títulos de honra da literatura brasileira", disse o Presidente da ABL em telegrama à Acadêmica Nélida Piñon, quando anunciou que logo termine o recesso lhe será prestada pelos seus pares a devida homenagem, com data a ser definida pela Diretoria da Casa.

Vilaça disse, ainda, sobre a escritora e acadêmica: "Cada prêmio conquistado pela Nélida Piñon é uma alegria e orgulho renovados que todos sentimos na Academia".

A Acadêmica Nélida Piñon conquistou o Premio Casa de las Americas com o livro Aprendiz de Homero, no qual a escritora faz uma reflexão sobre a civilização ocidental por intermédio da literatura.

Nélida, ocupante da Cadeira nº30, foi eleita para a Academia em 1989, tornando-se em 1996 / 1997 a primeira mulher, em cem anos, a presidir a Academia Brasileira de Letras, exatamente no ano do seu primeiro centenário.

1/2/2010

31/01/2010 - Atualizada em 31/01/2010