Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Acadêmica Nélida Piñon recebe alunos da Escola Municipal cantor e compositor Gonzaguinha em visita guiada especial na ABL

Acadêmica Nélida Piñon recebe alunos da Escola Municipal cantor e compositor Gonzaguinha em visita guiada especial na ABL

 

Os alunos da Escola Municipal Cantor e Compositor Gonzaguinha participaram na terça-feira, 3 de setembro, de uma visita guiada especial à Academia Brasileira de Letras. Alunos e professores conheceram as instalações da ABL em uma visita narrada por atores e com a ilustre presença da Acadêmica Nélida Pinon, que recebeu os convidados e participou do passeio guiado.

A Visita Guiada

As visitas guiadas são uma atividade prioritária da Academia. Elas se realizam às segundas, terças e quartas-feiras, das 14 às 15 horas (menos feriados). O agendamento é obrigatório e os grupos não podem ultrapassar 50 pessoas. A idade mínima é de 12 anos. A entrada é franca.

A visita é feita no Petit Trianon, a réplica exata do Palácio Petit Trianon, pavilhão de caça da rainha Maria Antonieta, em Versalhes, França. O prédio foi construído para abrigar a representação daquele país na Exposição Comemorativa do Centenário da Independência do Brasil em 1922. No ano seguinte, 1923, o governo francês o doou à ABL, que passou a ter uma sede fixa. Nele são realizadas as sessões Acadêmicas e as solenidades comemorativas. Entre elas, a posse de um novo membro, por exemplo, além do chá das quintas-feiras.

Atores profissionais conduzem o público durante as visitas, contando fatos e histórias curiosas da vida e da obra dos Acadêmicos. O visitante tem a oportunidade de conhecer, ainda, os salões que compõem o Petit Trianon, como a sala de trabalho de Machado de Assis e o Salão Nobre, onde são feitas as cerimônias acadêmicas. A atuação dos atores permite que o público faça um passeio pelo tempo e história da fundação da Casa, relembrando os grandes nomes da literatura brasileira.

O agendamento deve ser feito pelo telefone (21) 3974-2526 ou pelo e-mail visita.guiada@academia.org.br.


 

02/09/2019