A Acadêmica e escritora Nélida Piñon acaba de lançar sua fotobiografia, sob o título Tenho apetite de almas, escolhido pela autora, a mineira Bethy Lagardère, que o colheu do romance com o qual Nélida Piñon estreou na literatura, em 1961, intitulado Guia mapa de Gabriel Arcanjo. São cerca de 500 páginas e conta a história da escritora e de sua intensa atividade literária.
Saiba mais
Quinta ocupante da Cadeira 30 da Academia Brasileira de Letras, eleita em 27 de julho de 1989, na sucessão de Aurélio Buarque de Holanda, Nélida Piñon tornou-se, em 1997, a primeira mulher a ocupar a Presidência da ABL, justamente no ano do centenário da instituição. Carioca, nascida no dia 3 de maio de 1937, formou-se em jornalismo pela Faculdade de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Em 1970, inaugurou a cadeira de Criação Literária na Faculdade de Letras da UFRJ. Tem ministrado cursos de curta duração e proferido conferências e palestras sobre temas ligados à cultura, à literatura e à criação literária, e também sobre sua obra romanesca, no Brasil e no exterior.
“É impressionante o material fotográfico que tenho, e me dei conta de que tenho vivido demasiado, mas não significa que quero viver menos, mas que a vida foi uma grande aventura”, afirmou Nélida Piñon quando o livro era ainda apenas um projeto. Ao falar de seu processo criativo, que, segundo a escritora, demanda uma disciplina muito rígida, destacou o livro que está lançando agora: “Sempre guardei tudo, anotações, lembranças, fotos. Então decidi fazer a fotobiografia, com a Bethy Lagardère”.
Veja também
Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook
13/3/2014
13/03/2014 - Atualizada em 12/03/2014