Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Acadêmica Lygia Fagundes Telles é homenageada na Festa Literária Internacional da Mantiqueira

Acadêmica Lygia Fagundes Telles é homenageada na Festa Literária Internacional da Mantiqueira

 

A Acadêmica Lygia Fagundes Telles foi a autora homenageada pela edição de 2021 da Festa Literária Internacional da Mantiqueira (FLIMA), que este ano foi realizada de forma virtual entre os dias 18 e 21 de março. Com a participação de 31 convidados, o evento teve uma programação especial que celebrou sua obra e sua influência sobre a produção de três gerações literárias em nossa cultura. Incluiu ainda exibição de filmes e a publicação de um conto inédito da Acadêmica.

A FLIMA – Festa Literária Internacional da Mantiqueira –  é uma iniciativa cultural independente, com sede em Santo Antônio do Pinhal, que, desde 2018, desenvolve atividades de difusão de literatura, formação de leitores e promoção do livro em quatro cidades da Mantiqueira paulista: Campos do Jordão, Monteiro Lobato, São Bento do Sapucaí e Santo Antônio do Pinhal. O evento já realizou 200 atividades e recebeu cerca de 20 mil participantes.

O conto inédito publicado pela Acadêmica pode ser baixado gratuitamente no site da FLIMA.

A Acadêmica

Lygia Fagundes Telles é a quarta ocupante da Cadeira nº 16, tendo sido eleita em 24 de outubro de 1985, na sucessão de Pedro Calmon. Foi recebida em 12 de maio de 1987 pelo acadêmico Eduardo Portella. É considerada pela crítica uma das mais importantes escritoras brasileiras. Estudou direito e educação física antes de se dedicar exclusivamente à literatura. Em 2005 recebeu o Prêmio Camões, o mais importante da literatura de língua portuguesa.

24/03/2021