Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Academia Brasileira de Letras realiza Sessão da Saudade em homenagem ao Acadêmico Sergio Paulo Rouanet

Academia Brasileira de Letras realiza Sessão da Saudade em homenagem ao Acadêmico Sergio Paulo Rouanet

 

A Academia Brasileira de Letras realizou no dia 7 de julho, às 16h, a Sessão da Saudade de um dos maiores intelectuais do país, o Acadêmico e diplomata Sergio Paulo Rouanet. O Acadêmico faleceu, aos 88 anos, no dia 3 de julho, no Rio de Janeiro. Ele foi vítima do avanço da síndrome de Parkinson.

Como Ministro da Cultura, ficou conhecido por ter criado a lei de incentivo fiscal ou Lei Rouanet, que autorizava produtores a buscarem investimento privado mediante incentivos fiscais. Coordenou a série de livros “Correspondência de Machado de Assis”, editada pela ABL. Por suas traduções de livros de Walter Benjamin, ganhou a Medalha Goethe. Além de artigos para prestigiadas revistas brasileiras e internacionais, escreveu diversos livros, entre eles: “O homem é o discurso - Arqueologia de Michel Foucault”, “Imaginário e dominação”, “Itinerários freudianos em Walter Benjamin”, “Teoria crítica e psicanálise”, “A razão cativa” e “Riso e melancolia”.

Devido às medidas de isolamento social, a Sessão da Saudade será realizada no modelo híbrido. Ao fim da homenagem, o Presidente da ABL, Acadêmico Merval Pereira, declarará aberta a vaga da Cadeira nº 13.

Os interessados em se candidatar à sucessão da Cadeira nº 13 terão 30 dias para fazer suas inscrições. Findo esse prazo, o Presidente marcará a eleição para 60 dias depois.

O ACADÊMICO

Sergio Paulo Rouanet nasceu no Rio de Janeiro, no dia 23 de fevereiro de 1934. Foi um diplomata, filósofo, antropólogo, professor universitário, tradutor e ensaísta brasileiro. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC-Rio (1955), Pós-Graduação em Economia, na Universidade George Washington (1960-1964), em Ciências Políticas, na Georgetown University, em Washington (1960-64), em Filosofia, na New York School for Social Research, em Nova York (1960-64) e Doutorado em Ciência Política, na USP (1980). Possui Curso de Preparação à Carreira de Diplomata no Instituto Rio Branco, no Rio de Janeiro (1955).Foi responsável pela criação da lei brasileira de incentivos fiscais à cultura, em dezembro de 1991.

Estreou no jornalismo cultural no "Suplemento Literário", do Jornal do Brasil, escrevendo um artigo semanal para a coluna “Eles pensaram por nós”. A partir de novembro de 1996, passou a ser colunista do caderno "Ideias", do Jornal do Brasil, substituindo o professor Alfredo Bosi e compartilhando uma coluna com os ensaístas Luiz Costa Lima, Silviano Santiago e Flora Süssekind. Seus artigos foram publicados em vários números das revistas “Tempo Brasileiro”, “Revista do Brasil", "Estudos Avançados", da USP, "Revista Brasileira", da ABL, além de publicaçōes internacionais.

Foi Secretário de Cultura da Presidência da República (1991-92), Assistente do Secretário Geral de Relações Exteriores (1957-58), Assistente do Chefe da Divisão de Produtos de Base, (1966-67), Chefe da Divisão de Política Comercial, (1974-76,) Chefe do Departamento da Ásia e Oceania, (1983-86). Fez parte da Embaixada do Brasil em Washington, como Terceiro Secretário (1959-61) e como Segundo Secretário (1961-62. Integrou também a Delegação do Brasil em Genebra, como Primeiro Secretário (1967-68) e fez parte do Consulado Geral do Brasil em Berlim, como Cônsul Geral (1993-1996).

07/07/2022