Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Academia Brasileira de Letras realiza Sessão da Saudade em homenagem ao Acadêmico Candido Mendes

Academia Brasileira de Letras realiza Sessão da Saudade em homenagem ao Acadêmico Candido Mendes

 

A Academia Brasileira de Letras realizou nesta quinta-feira, 10 de março, às 16h, a Sessão da Saudade do Acadêmico, professor, educador e advogado, Candido Mendes. O Acadêmico foi vítima de uma embolia pulmonar e faleceu, aos 93 anos, no dia 17 de fevereiro, no Rio de Janeiro. Devido às medidas de isolamento social, a sessão foi realizada no modelo híbrido. Ao fim da homenagem, o Presidente da ABL, Acadêmico Merval Pereira, declarou aberta a vaga da Cadeira nº 35.

Os interessados em se candidatar à sucessão da Cadeira nº 35 terão 30 dias para fazer suas inscrições. Findo esse prazo, o Presidente marcará a eleição para 60 dias depois.

O Acadêmico

Candido Antonio Mendes de Almeida nasceu no Rio de Janeiro em 3 de junho de 1928. Foi professor, educador, advogado, sociólogo, cientista político e ensaísta brasileiro. Filho do professor e educador Cândido Mendes de Almeida Júnior. Bacharel em Direito (1950) e Filosofia (1951) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e Doutor em Direito pela Faculdade Nacional de Direito, na Universidade do Brasil, atual UFRJ. Foi o quinto ocupante da Cadeira nº 35 da Academia Brasileira de Letras, eleito em 24 de agosto de 1989, na sucessão de Celso Cunha. Entre suas obras publicadas, destacam-se: “Nacionalismo e Desenvolvimento” (1963), “O País da Paciência” (2000), “Subcultura e mudança: por que me envergonho do meu país" (2010), “A razão armada” (2012), entre outras.

Atuou como professor universitário em diversas instituições do Brasil e do exterior. Foi membro do Conselho de Cooperação Educacional com a América Latina, do Education and World Affairs (1968), membro do Conselho Diretor do International Institute for Educational Planning (IIEP) – 1976-85 e Presidente do Comitê de Programas do International Social Science Council (ISSC), 1974 – órgão representativo das organizações não-governamentais de Ciências Sociais reconhecidas pela UNESCO e Presidente do Instituto do Pluralismo Cultural, entre outros.

10/03/2022