Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Academia Brasileira de Letras promove ciclo de conferências sobre o bicentenário do Brasil

Academia Brasileira de Letras promove ciclo de conferências sobre o bicentenário do Brasil

 

A Academia Brasileira de Letras promove o 6º Ciclo de Conferências do ano que presta uma homenagem ao bicentenário do Brasil. O ciclo "200 anos de Brasil na ABL" conta com a coordenação geral do Acadêmico José Murilo de Carvalho e terá, no total, cinco palestras gratuitas, sempre às quintas-feiras do mês de setembro (1º, 8,15, 22 e 29), às 17h30, na Sala José de Alencar. O espaço possui capacidade de 65 pessoas e está sujeito à lotação.

A primeira palestra do ciclo, "De Napoleão a Putin: o Brasil num mundo de acelerada transformação", foi ministrada no dia 1º de setembro pelo embaixador Rubens Ricupero. No dia 8, o Acadêmico Antonio Carlos Secchin abordará a "Dependência ou morte: Polêmicas literárias entre o Brasil e Portugal, da Independência à atualidade". O Acadêmico Domício Proença Filho dá continuidade à programação com uma conferência que aborda a língua portuguesa e a independência do Brasil, no dia 15 de setembro. No dia 22, é a vez do Professor Sérgio Abranches ministrará a conferência "Na terceira margem: o povo na independência". No dia 29, o Acadêmico Edmar Lisboa Bacha abordará as origens e o futuro da economia com a palestra "Que PIB é este? Relendo o PIB no século XIX. Relendo o PIB no século XX. O que nos espera à frente?", encerrando o ciclo.

Sobre Rubens Ricupero

Rubens Ricupero é um professor, advogado, diplomata e escritor brasileiro. Foi ministro da Fazenda, do Meio Ambiente e da Articulação de Ações na Amazônia Legal durante o governo Itamar Franco, além de embaixador do Brasil na Itália. Foi secretário-geral da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (UNCTAD), em Genebra, de 1995 a 2004.

25/08/2022