Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Academia Brasileira de Letras promove ciclo de conferências, “Cadeira 41”, em agosto

Academia Brasileira de Letras promove ciclo de conferências, “Cadeira 41”, em agosto

 

Academia Brasileira de Letras promove o 5º Ciclo de Conferências do ano, "Cadeira 41", que tem como objetivo apresentar quatro nomes que poderiam ocupar, em suas épocas, uma das Cadeiras da ABL e que, por razões diferentes e individuais, não se tornaram membros da Academia. O ciclo conta com a coordenação da Acadêmica e escritora Ana Maria Machado e terá, no total, quatro palestras gratuitas, sempre às quintas-feiras do mês de agosto (4, 11,18 e 25), às 17h30, na Sala José de Alencar. O espaço possui capacidade de 85 pessoas e está sujeito à lotação.

A primeira palestra do ciclo, "Erico Veríssimo”, foi ministrada no dia 4 de agosto pelo escritor Jeferson Tenório, vencedor do prêmio Jabuti 2021, com o romance "O Avesso da Pele". No dia 11, “Nelson Rodrigues na redação” será o tema da conferência comandada pelo Acadêmico e Primeiro Secretário da ABL, Joaquim Falcão. No dia 18, o compositor e escritor Nei Lopes ministrará a palestra "Teodoro Sampaio". Encerrando o ciclo, no dia 25, o escritor Alberto Mussa apresenta a conferência "Silas de Oliveira, poeta épico".

O CICLO

A intitulação Cadeira 41 remonta aos tempos de fundação da ABL, em 20 de julho de 1897. Criada nos mesmos moldes da Academia Francesa, o número máximo de Acadêmicos era 40, o que continua até os dias de hoje.

O CONFERENCISTA

Jeferson Tenório nasceu no Rio de Janeiro, em 1977. Radicado em Porto Alegre, é doutor em Teoria Literária pela PUC-RS. Estreou na literatura com o romance "O beijo na parede" (2013), eleito o livro do ano pela Associação Gaúcha de Escritores. Teve textos adaptados para o teatro e contos traduzidos para o inglês e o espanhol. É autor também de "Estela sem Deus" (2018). "O Avesso da Pele (2020) é seu romance mais recente, publicado pela editora Companhia das Letras.

SERVIÇO

Local: Sala José de Alencar
Horário: 17h30
Endereço: Avenida Presidente Wilson, 203, Castelo, Rio de Janeiro.

28/07/2022

Vídeos relacionados