Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Academia Brasileira de Letras participa da Conferência Internacional sobre o futuro da língua portuguesa no sistema mundial

Academia Brasileira de Letras participa da Conferência Internacional sobre o futuro da língua portuguesa no sistema mundial

 

A Academia Brasileira de Letras participará com os Acadêmicos Evanildo Bechara e Moacyr Scliar, de três das mais importantes reuniões em defesa não somente do acordo como também sobre o futuro da língua portuguesa nos principais organismos internacionais, com destaque para a Organização das Nações Unidas (ONU).

A primeira delas será a “Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial”, dias 25 e 28 de março, em Brasília, no Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores, e no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

Os países de língua portuguesa (entre eles parte da Galícia, que reúne um grupo de defensores da lusofonia) com representantes na Conferência são: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, todos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A reunião, organizada pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil, convoca as nações da CPLP para debaterem temas como “Fortalecimento do ensino da língua portuguesa; “Difusão pública da língua portuguesa; “Projeção da língua portuguesa em foros multilaterais”; “Estado de desenvolvimento do Acordo Ortográfico”; “Participação da sociedade civil na projeção da língua portuguesa”; e Importância da língua portuguesa nas diásporas”.

Sob coordenação do Professor e Acadêmico Evanildo Bechara, a segunda reunião, denominada “Encontro de Lusofonia”, será realizada na Academia Brasileira de Letras, no dia 29 de março, segunda-feira, das 14h às 17h. O evento, com entrada franca, contará com a presença de Acadêmicos e representantes dos países lusóficos, além de estudiosos da língua portuguesa.

O encontro terá três conferencistas: Chrys Chrystello, que fará palestra sobre “Acordo ortográfico em Portugal e do papel da sociedade civil (colóquios da lusofonia) como motor para a conscientização”; Concha Rodrigues Peres, que falará do “Acordo ortográfico da língua na Galiza: poder e responsabilidade”; e João Malaca Casteleiro, responsável pela palestra “A implantação do acordo ortográfico e seus problemas”.

As conferências na ABL servirão, segundo o professor Evanildo Bechara, como subsídio aos que desejarem participar do eventos que acontecerá em Florianópolis, de 4 a 9 de abril: “13º Colóquio da Lusofonia” e 5º Encontro Açoriano de Lusofonia, intitulado “Açorianópolis. A capital de Santa Catarina disputou com a Galícia (Espanha) e Brasília o direito de sediar o evento, que acontece fora da Europa pela primeira vez.

“O Açorianópolis é fruto dos Colóquios Anuais da Lusofonia, que consistem em um espaço privilegiado de diálogo, de aprendizagem, de intercâmbio e  partilha de ideias, opiniões, projetos por mais díspares ou antagônicos que  possam aparentar”, disse o Professor e Acadêmico Evanildo Bechara.

Estarão presentes palestrantes, pesquisadores e estudiosos, que debaterão sobre a Lusofonia. Também proporcionará o encontro de três grandes entidades, a Academia Brasileira de Letras, a Academia de Ciências e Letras de Portugal e a novel Academia Galega de Língua Portuguesa. Os patronos do evento são o professor e Acadêmico Evanildo Bechara, filólogo e responsável pelo setor de lexicografia e lexicologia da ABL, e Professor Malaca Casteleiro, da Academia de Ciências de Lisboa.

19/3/2010

19/03/2010 - Atualizada em 18/03/2010