Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Academia Brasileira de Letras marca presença na Flup com doação de 100 kits de livros às comunidades

Academia Brasileira de Letras marca presença na Flup com doação de 100 kits de livros às comunidades

 

A Academia Brasileira de Letras participou da 13ª edição da Flup - Festa Literária da Periferia, que teve como proposta “O aprendizado nas periferias”. O evento, realizado neste sábado, 13 de maio, na Ladeira do Livramento, na Gamboa, no Rio de Janeiro, foi norteado pelo tema "Mundo da palavra, palavra do mundo”, e levou a celebração do aniversário de Lima Barreto para o berço de Machado de Assis, um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, que nasceu na Chácara do Livramento. O evento, que contou com 12 horas de programação cultural e literária, foi gratuito e aberto a todos os públicos.

Além de bate-papos, oficinas, apresentações musicais e performances, a programação contou ainda com atividades voltadas para as crianças e uma grande feijoada na hora do almoço. Para celebrar essa FLUP, a ABL doou 100 kits de livros de publicações da Casa. Essa é a primeira de uma série de doações às comunidades para ampliar o acesso à leitura. O projeto é da Comunidade de Livros, da Diretoria de Publicações e da Diretoria de Bibliotecas.As publicações, separadas em coleções, incluíam cerca de cinco exemplares cada, e foram dispostas nas 88 mesas espalhadas pela festa.

Além disso, a ABL doará exemplares para a sala de leitura da Associação de Moradores da comunidade e também para a livraria criada por Flávio Ribeiro da Silva para atender os moradores.

A participação da ABL na Flup é de longa data: em 2012, a Acadêmica Ana Maria Machado levou a instituição para a feira literária.

Um dos destaques da programação da Flup foi a presença de um dos maiores pensadores da contemporaneidade, o Acadêmico e cantor Gilberto Gil, que participou da mesa "Quem me deu régua e compasso", ao lado de Haroldo Costa, sambista e escritor de grande relevância, e da igualmente talentosa Eliana Alves Cruz, vencedora recentemente do Prêmio Jabuti.

O Acadêmico e músico Gilberto Gil comentou como uma festa literária como a Flup na Ladeira do Livramento, onde Machado de Assis nasceu, pode ser um símbolo de que a cultura volta a ganhar força e esperança no Brasil. 

- Evidentemente depois de períodos mais difíceis, como o que acabamos de viver, essa ideia de retomada é algo que faz sentido, mas na verdade é uma continuidade de um processo que vem de sempre. Há uma fala, uma língua, um povo que conversa, que escreve, que canta e que representa. A vida cultural é essa: uma continuação permanente da interação entre esses elementos todos. É necessário que várias entidades apoiem iniciativas como essa, secretarias de cultural, governo, entidades, a ABL, por exemplo, enviou uma série de kits, que é uma das tarefas que a própria Academia pode levar a frente.

A Acadêmica e escritora Rosiska Darcy de Oliveira também prestigiou o evento com sua presença. Ela falou sobre o papel que a Flup ocupa na literatura atualmente e de que forma a ABL pode contribuir para este cenário:

- A Academia Brasileira de Letras guarda uma grande parte da história da literatura brasileira. A Flup está fazendo história na literatura atual. É natural que estejamos aqui participando dessa feira que apoiamos desde o início. Mais ainda quando o homenageado é Machado de Assis, nosso fundador – destacou a Acadêmica.

O diretor da Flup, Julio Ludemir, comenta que o evento ganha uma relevância ainda maior ao reunir dois dos maiores nomes da história do Brasil para discutir um tema de extrema importância na terra de Machado de Assis:

- Eles chegam com a proposta de abordar toda uma identidade brasileira construída a partir da negritude. De um Brasil que jamais conseguirá pagar a dívida que tem – sublinhou.

13/05/2023