Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Academia Brasileira de Letras lança segunda temporada do ciclo de podcasts "Literatura Brasileira no Mundo"

Academia Brasileira de Letras lança segunda temporada do ciclo de podcasts "Literatura Brasileira no Mundo"

 

Academia Brasileira de Letras inicia uma nova temporada do ciclo de podcasts "Literatura Brasileira no Mundo". Desta vez, a emissão convida professores de universidades estrangeiras a falarem sobre a presença da literatura brasileira em diferentes países do mundo. O primeiro episódio, que será disponibilizado ao público no dia 11 de agosto, a partir das 16h, foi gravado pela Professora Marcia Sá Cavalcante Schuback. A apresentação do episódio e a coordenação do ciclo são feitas pelo Acadêmico Antônio Torres.

Marcia Sá Cavalcante Schuback é professora titular de filosofia na Universidade de Södertörn, na Suécia. Foi professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994-1999) antes de se mudar para a Suécia. Concluiu o doutorado em filosofia em 1992 com uma tese sobre o conceito de começo na filosofia de Schelling (idealismo alemão), intitulado O Começo de Deus: a filosofia do devir, no pensamento tardio o FWJ Schelling. É autora de vários artigos e livros, dentre os quais A doutrina dos sons de Goethe a caminho da música nova de Webern, (ed. UFRJ, 1999), Para ler os medievais: ensaios de hermenêutica imaginativa (ed. Vozes, 2000), Lovtal till intet: essäer i filosofisk hermeneutik (em sueco, Elogio ao nada: ensaios de hermenêutica filosófica, Glänta, 2006), Att tänka i skisser: essäer om bildens filosofi och filosofins bilder (em sueco, Pensar por esboços: ensaios sobre a filosofia da imagem e as imagens da filosofia, Glänta, 2011), Olho a olho: ensaios de longe (7 Letras, 2011), Being with the without (Axel Books, 2013), Time in Exile: in conversation with Heidegger, Blanchot and Clarice Lispector (SUNY, 2020).

Algumas de suas traduções são Ser e Tempo e A caminho da linguagem de Martin Heidegger; Hipérion, de Hölderlin; Mares do leste, de Tomas Tanströmer; Arte de Pensar: ensaios filosóficos, de Paul Valéry; e, para o sueco, a poesia de Paulo Henrique Britto e as Primeiras estórias de Guimarães Rosa. 

Todos os podcasts gravados ficarão disponíveis no site da Academia, assim como nas plataformas de streaming Spotify, Apple Podcasts, Deezer e Castbox.

Literatura Brasileira no Mundo

spotify deezer apple-music
10/08/2021