Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Academia Brasileira de Letras lança quinto episódio da segunda temporada do ciclo de podcasts "Literatura Brasileira no Mundo"

Academia Brasileira de Letras lança quinto episódio da segunda temporada do ciclo de podcasts "Literatura Brasileira no Mundo"

 

Academia Brasileira de Letras prossegue com uma nova temporada do ciclo de podcasts "Literatura Brasileira no Mundo". Desta vez, a emissão convida professores de diferentes universidades estrangeiras a falar sobre a presença da literatura brasileira em diferentes países do mundo. O quinto episódio, que será disponibilizado ao público no dia 8 de setembro, a partir das 16h, foi gravado pelo Professor Marcelo Paiva de Souza. A apresentação do episódio e a coordenação do ciclo são feitas pelo Acadêmico Antônio Torres.

Marcelo Paiva de Souza é Bacharel em Letras Português (1993) e mestre em Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília (1996), doutor em Ciência da Literatura pela Uniwersytet Jagielloński, de Cracóvia, Polônia (2000). Professor do Departamento de Polonês, Alemão e Letras Clássicas e da Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná, bolsista de produtividade em pesquisa (PQ-2) do CNPq e tradutor. Entre diversas publicações na Polônia e no Brasil, destacam-se em sua produção como tradutor: do italiano, Jacopone da Todi: flagelo e amor (Brasília: Ed. UnB, 2006); do alemão, Meditações sul-americanas, de Hermann Keyserling (Brasília, Ed. UnB, 2009); do polonês, A viagem, de Ida Fink (Rio de Janeiro: Imago, 1998), Czesław Miłosz: não mais (com Henryk Siewierski; Brasília: Ed. UnB, 2003), Branco neve, vermelho Rússia, de Dorota Masłowska (Rio de Janeiro: Record, 2007), O testemunho da poesia: seis conferências sobre as aflições de nosso século, de Czesław Miłosz (Curitiba: Ed. UFPR, 2012).

Todos os podcasts gravados ficarão disponíveis no site da Academia, assim como nas plataformas de streaming Spotify, Apple Podcasts, Deezer e Castbox.

spotify deezer apple-music
08/09/2021