Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Academia Brasileira de Letras lamenta o marco de cem mil mortos pela pandemia da COVID-19

Academia Brasileira de Letras lamenta o marco de cem mil mortos pela pandemia da COVID-19

 

A Academia Brasileira de Letras expressa publicamente o seu pesar pelas mortes causadas pela COVID-19 no Brasil. Atenta aos riscos, a Academia foi uma das primeiras instituições a declarar a suspensão de suas atividades abertas ao público, em março deste ano. 

Em maio, o Presidente da ABL Marco Lucchesi determinou que a bandeira da Casa fosse hasteada a meio pau, por três dias, mostrando a dor da instituição diante das perdas em todo o Brasil. Nesta triste marca, a Academia repete esse gesto de solidariedade.

A Nação Ferida

"Hoje atingimos o assombroso número de cem mil mortos. Trata-se da guerra mais devastadora que jamais se abateu sobre o país.

A guerra da incúria, a guerra da ausência de uma política sanitária substantiva, que não é apenas fruto do momento atual. Uma lição de altíssima desumanidade dos que reduziram a defesa da vida a uma intensa precificação.

A bandeira da Academia está a meio-mastro, em sinal de luto e de solidariedade às famílias atingidas pela dor.

É urgente somar forças da sociedade para evitar que o número de vítimas siga crescendo.

A História não perdoará nossos erros.

Choramos as vítimas. A nação está ferida."

Marco Lucchesi, Presidente da ABL.

Ações culturais

A Academia continua oferecendo iniciativas culturais através de seu portal e redes sociais durante toda a semana, como apresentações teatrais, de música, de conferências, podcasts comemorativos, além da participação virtual de seus acadêmicos e de outras Academias. Dessa forma, a ABL continua com seu compromisso com a sociedade de promover o acesso à cultura.

08/08/2020