Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Academia Brasileira de Letras elege sucessor de Antonio Olinto na Cadeira nº8

Academia Brasileira de Letras elege sucessor de Antonio Olinto na Cadeira nº8

 

A Academia Brasileira de Letras reúne-se excepcionalmente na próxima quarta-feira, dia 16, a partir das 16h, em sessão plenária, para escolher o novo titular de sua Cadeira nº 8, vaga desde 17 de setembro último com a morte do Acadêmico Antônio Olinto.

Entre os doze candidatos que concorrem à vaga, destacam-se a professora Cleonice Berardinelli e o jornalista e ex-ministro Ronaldo Costa Couto.

Estão previstos quatro escrutínios. Para ser eleito, o candidato precisará reunir, pelo menos, 20 votos. Caso nenhum deles consiga o número indispensável, ou se houver empate, passar-se-á ao segundo escrutínio, e assim sucessivamente, até o quarto e último.

Se após o quarto escrutínio nenhum candidato tiver obtido os 20 votos, ou se permanecer um eventual empate, o Presidente da ABL declarará vaga a Cadeira e convocará nova eleição para dentro de três meses.

A Cadeira nº 8 foi fundada por Alberto de Oliveira, que escolheu como patrono Cláudio Manoel da Costa. Foi ocupada sucessivamente por Oliveira Viana, Austregésilo de Athayde, Antonio Callado, e Antonio Olinto.

Saiba mais

Ronaldo Costa Couto, 62 anos, é jornalista, professor universitário, político brasileiro, economista e doutor em História pela Sorbonne (França). Exerceu cargos importantes na política brasileira, como o de Secretário de Planejamento do Estado do Rio de Janeiro (Governo Faria Lima) e de Minas Gerais (Governo Tancredo Neves), e Ministro-Chefe do Gabinete Civil da Presidência da República (governo Sarney). É autor de, entre outros livros, Brasília Kubitschek de Oliveira e Tancredo Vivo – Casos e Acasos.

Cleonice Berardinelli é professora da UFRJ há mais de 60 anos e considerada a maior especialista em literatura portuguesa do país. Estudiosa profunda de Camões, Eça de Queiroz, Fernando Pessoa e José Saramago, é uma das mestras mais queridas e respeitadas pela comunidade lusófona.

14/12/2009

13/12/2009 - Atualizada em 13/12/2009