Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Academia Brasileira de Letras e a Biblioteca da Câmara dos Deputados realizam doações de livros a comunidades carentes do país

Academia Brasileira de Letras e a Biblioteca da Câmara dos Deputados realizam doações de livros a comunidades carentes do país

 

A Academia Brasileira de Letras e a Biblioteca da Câmara dos Deputados realizaram doações de livros a diversas comunidades carentes e hospitais de todo o país. A iniciativa é contemplada pelo acordo de cooperação assinado em 2019 entre a Câmara dos Deputados e a Academia Brasileira de Letras, com o objetivo de desenvolver ações conjuntas para disseminar a cultura nacional e promover ações de valorização da leitura.

Dentre essas ações, além das edições publicadas de forma conjunta, – como o lançamento da obra Imortais: patronos e fundadores da Academia Brasileira de Letras – estão as doações de livros para composição de bibliotecas públicas em áreas carentes do Brasil.

A ação social conjunta tem atendido regiões de todo o Brasil. Até o momento, mais de 60 kits foram enviados e o projeto seguirá assistindo diversos segmentos da sociedade, como asilos, que estarão dentre os próximos contemplados.

“É preciso ampliar o índice de solidariedade em nosso país. As comunidades mais vulneráveis encontraram formas criativas e rápidas para preencher o grande vazio republicano. Mas é necessário e urgente ampliar a participação cidadã. Nosso desejo é  incluir na cesta básica um livro”, preconiza o Presidente da ABL Marco Lucchesi.

A ABL, com essa parceria institucional, reforça o seu compromisso de viabilizar o acesso à cultura e ao conhecimento, como já vem realizando através de ações próprias ou no escopo de outros protocolos de cooperação assinados com importantes organizações. Esses projetos culminam em ações de responsabilidade social para a formação de bibliotecas em comunidades quilombolas e indígenas, além de unidades prisionais e escolas públicas.

 
16/06/2020