Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Academia Brasileira de Letras comemora seu 123º aniversário em formato virtual

Academia Brasileira de Letras comemora seu 123º aniversário em formato virtual

 

"Nesta crise que vivemos hoje diante da pandemia, não se justificam discursos mais longos, e sim, só a rememoração de trazer episódios que fizeram o passado da Academia. Diz o estatuto, aprovado em 1897, que na Academia se cultiva a língua e a literatura nacional. Esse compromisso está se cumprindo e fará de se cumprir por muitos anos."

Acadêmico Alberto Venancio Filho, orador oficial do 123º aniversário da ABL .

AAcademia Brasileira de Letras comemorou seus 123 anos de fundação no dia 20 de julho, segunda-feira, em solenidade virtual. Em razão das restrições impostas pela pandemia, a cerimônia ocorreu exclusivamente pela internet. O Acadêmico Alberto Venancio Filho foi o orador oficial do evento, que contou com a participação virtual dos Acadêmicos Marco Lucchesi, Merval Pereira, Antônio Torres e Edmar Bacha, membros da Diretoria. Também foram disponibilizadas mensagens gravadas por diversos acadêmicos em alusão ao aniversário da ABL. Todo o conteúdo pode ser acessado no site da instituição, a partir das 17h do dia 20 de julho.

Na ocasião, foi apresentado ao público o Selo Comemorativo em homenagem aos 100 anos de nascimento do Acadêmico João Cabral de Melo Neto, produzido pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. O presidente da ABL também discursou sobre importantes protocolos firmados em prol da leitura com instituições como a Marinha do Brasil e a Câmara dos Deputados.

Ao final da solenidade, houve a apresentação da cravista Rosana Lanzelotte em um concerto especial, no qual executou a Sonata em sol maior de Sigismund von Neukomm.

Exposição

Outra ação promovida pela Academia Brasileira de Letras para a comemoração do seu aniversário foi a disponibilização de uma exposição virtual em seu site. Realizada em uma reconstrução tridimensional da Biblioteca Acadêmica Lúcio de Mendonça, a mostra exibirá fotografias de cerimônias de posses de acadêmicos realizadas entre 1916 a 1969. O visitante tem a chance de apreciar registros raros de grandes nomes da ABL, como Assis Chateaubriand e Guimarães Rosa.

 

 

 

 

 

Plenário Virtual

Acadêmico Marco Lucchesi

O Presidente da ABL passa a palavra aos acadêmicos que se manifestam através deste plenário virtual

Acadêmico Arnaldo Niskier

Acadêmico Celso Lafer

Acadêmico Paulo Coelho

Acadêmico Antonio Carlos Secchin

Acadêmico Domício Proença Filho

Acadêmico Carlos Nejar

Acadêmico Candido Mendes

Acadêmico João Almino

Acadêmico Carlos Diegues

Acadêmico Antonio Cicero

Acadêmico Arno Wehling

Acadêmico Sergio Paulo Rouanet

Acadêmica Rosiska Darcy de Oliveira

Acadêmico Fernando Henrique Cardoso

Acadêmica Nélida Piñon

Acadêmico Tarcísio Padilha

...

Acadêmico Evanildo Bechara

LEIA O TEXTO

...

Acadêmico Ignácio de Loyola Brandão

LEIA O TEXTO

16/07/2020