Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Academia Brasileira de Letras apresenta sessão especial do filme "Nélida", com entrada gratuita

Academia Brasileira de Letras apresenta sessão especial do filme "Nélida", com entrada gratuita

 

Academia Brasileira de Letras fez uma homenagem à Acadêmica e escritora Nélida Piñon, com a exibição do filme "Nélida", com direção de Gerson Damiani, na quinta-feira, 9 de março, às 17h30, no Teatro R. Magalhães Jr. A entrada é franca e foi franca. O evento faz parte da Semana Internacional da Mulher 2023 e é uma apresentação privada e limitada, resultado das pesquisas entre a USP e a ABL.

Ficha Técnica

Duração: 81 minutos Gênero: Longa Documentário Diretor: Gerson Damiani Produtora: Pacotinho Filmes

Sinopse

Uma história de vida singular, de paixão, empreendedorismo e esperança nos leva a uma viagem pela vida da primeira mulher presidente da Academia Brasileira de Letras, em apenas um dia de sua vida.

A Acadêmica

Nélida formou-se em Jornalismo em 1956 na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Colaborou em vários jornais e revistas literários e foi correspondente no Brasil da revista Mundo Nuevo, de Paris, e editora assistente de Cadernos Brasileiros. Em 1972, lançou um de seus mais aclamados romances, “A casa da paixão”, ganhador do Prêmio Mário de Andrade.

Autora de mais de 20 livros, entre romances, contos, crônicas e infantojuvenis. Entre os prêmios,destacam-se o Internacional Juan Rulfo de Literatura Latino-Americana e do Caribe, em 1995 (pela primeira vez para uma mulher e para um autor de língua portuguesa); o da Bienal Nestlé, categoria romance, pelo conjunto da obra, em 1991; e o da APCA e o de Ficção do Pen Clube, ambos em 1985, pelo romance “A república dos sonhos”.

Serviço

Nélida

Data: 9 de março

Horário: 17h30

Local: Academia Brasileira de Letras

Endereço: Av. Pres. Wilson, 203 - Castelo

07/03/2023