Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL será a principal homenageada do Festival Literário de Poços de Caldas

ABL será a principal homenageada do Festival Literário de Poços de Caldas

 

A Academia Brasileira de Letras (ABL) será a principal homenageada do Festival Literário de Poços de Caldas (Flipoços 2013), programada para os dias 27 de abril a 05 de maio. A Acadêmica e escritora Nélida Piñon foi escolhida pelos organizadores para ser a patronesse do evento, que terá a temática “A Imortalidade da Literatura – O Legado dos Nossos Escritores Imortais”.

Dois dos organizadores do Festival, a representante da GSC, empresa responsável pelo evento, Gisele Ferreira, e um dos curadores do evento, o médico e escritor Rodrigo Falconi, estiveram no Rio de Janeiro, dia 18 deste mês, para entregar uma placa comemorativa à Acadêmica Nélida Piñon, em sua residência. Na oportunidade, de acordo com os organizadores, foram colhidas imagens e feita uma entrevista, o que resultará num filme inédito, que contará a vida da escritora, desde sua infância, passando por seu despertar pela literatura, assim como sua amizade com grandes autores, entre eles Clarice Lispector.

Uma curiosidade, de acordo com os dois representantes do Festival, foi a descoberta, durante a visita à Biblioteca Acadêmico Lúcio de Mendonça, no Petit Trianon, na sede da Academia, que o poeta Olavo Bilac estivera em Poços de Caldas, no século retrasado, quando trouxe uma lembrança para o Rio de Janeiro: uma caixa de fósforo feita de osso, que se encontra hoje sobre sua escrivaninha, exposta no salão da biblioteca.

Estarão presentes no Flipoços os Acadêmicos Sergio Paulo Rouanet, João Ubaldo Ribeiro, Ariano Suassuna e Evanildo Bechara, segundo afirmou Gisele Ferreira, em carta enviada à Academia por e-mail. Ela disse, ainda, que a programação completa do Festival poderá ser acompanhada por intermédio do site www.feiradolivropoçosdecaldas.com.br.

23/1/2013

22/01/2013 - Atualizada em 22/01/2013