Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL reúne intelectuais franceses no ciclo de conferências "A França volta ao Petit Trianon"

ABL reúne intelectuais franceses no ciclo de conferências "A França volta ao Petit Trianon"

 

Amanhã, dia 23 de julho, às 10h, a ABL encerrará o Ciclo de Conferências "A França Volta ao Petit Trianon", com a presença de Jacqueline Penjon, Professora de Língua, Literatura e Civilização Brasileira na Universidade Paris III, falando sobre "Perdition et découverte: presse et libraries d' origine Française", e Roger Chartier, Diretor da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, Paris, Professor de História Cultural e História de Leitura, falando sobre "L'Histoire, representation du passé et mesure du temps".

A coordenação geral é do Acadêmico Cícero Sandroni, Presidente da ABL, que explica: “Criada em 1897, segundo o modelo da Académie Française, a ABL volta agora a abrir seu espaço, no âmbito das celebrações nacionais do Ano da França no Brasil, para a visão francesa da contemporaneidade. Durante uma semana, a Academia devolve o Petit Trianon à França na certeza de que, nesse trabalho conjunto, lusofonia e francofonia se encontrarão no estudo do passado e nas perspectivas de meios para construir no seio da latinidade um presente melhor”.

As conferências serão abertas ao público.

O evento terá tradução simultânea e serão fornecidos certificados de frequência.

Haverá transmissão ao vivo pelo Portal da ABL.

Saiba mais

Programação

2ª feira – 20 de julho
10h – “A França e o imaginário brasileiro” (Versailles ou La Bastille: quelle France a nourri l’imaginaire brésilien)
Didier Lamaison – Eleito este ano sócio correspondente da ABL, é Professor de Letras Clássicas, escritor, ensaísta, tradutor e dramaturgo. Tradutor de Machado de Assis, Augusto dos Anjos, Carlos Drummond de Andrade, Ferreira Gullar, Fernando Pessoa e letras de Caetano Veloso e Chico Buarque.
11h20 – “Teoria crítica” (Où est la théorie critique?)
Emmanuel Renault – Professor de Filosofia na Universidade de Lyon. Entre seus livros publicados na França: Souffrances sociales (La découverte, 2008).
 
3ª feira – 21 de julho
10h – “Francofilia” (Commment peut-on être francophone?)
Xavier North – Linguista e Delegado Geral da Língua Francesa do Ministério da Cultura e das Comunicações da França.
11h20 – “O francês e o português entre as línguas românicas” (Le Français et le Portugais parmi les langues romanes)
Henriette Walter – Linguista e professora na Universidade Haute-Bretagne em Rennes,
Membro do Conceil International de la Langue Française, é conhecida internacionalmente como uma das maiores especialistas em Fonologia. É autora de Aventura das línguas no ocidente (Mandarim Editora 2001).

4ª feira – 22 de julho
10h – “Ficção teórica” (Fiction Thèorique)
Henri-Pierre Jeudy – Sociólogo. Pesquisador e professor do Centre de la Recherche Scientifique e do Laboratório de Antropologia das Instituições e das Organizações Sociais. Autor de obras sobre o pânico, o medo, a catástrofe, as memórias coletivas e os patrimônios. Ente seus livros publicados: O corpo como objeto de arte (Estação Liberdade, 2002), Le Désir de catastrophe (Aubier, 1990).
11h20 – “O Brasil e o ‘modelo’ francês” (Le Brésil et le ‘modèle’ français)
Pierre Rivas – Professor Emérito de Literatura Comparada na Universidade Paris X. Tradutor e autor do primeiro estudo sistemático sobre a presença do Brasil e de Portugal nas letras francesas de 1880 a 1935, publicado no Brasil com o título “Encontro entre literaturas: França, Portugal e Brasil”.

5ª feira – 23 de julho
10h – “Imprensa e livrarias de origem francesa” (Perdition et découverte: presse et librairies d’origine française)
Jacqueline Penjon – Professora de Língua, Literatura e Civilização Brasileira na Universidade Paris III. Autora da tese “Ser professor de português em Paris”.
11h20 – “A História, representação do passado e medida do tempo” (L’Histoire, reprèsentation du passé et mesure du temps)
Roger Chartier – Diretor da École des Hautes Études em Sciences Sociales, em Paris, Professor especializado em história cultural e história da leitura. Entre seus livros publicados no Brasil: História da vida privada (Cia das Letras, 2009); Inscrever e apagar (UNESP, 2007), Do palco a página (Casa da Palavra, 2002).

22/7/2009

22/07/2009 - Atualizada em 21/07/2009