Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL realiza sessão de saudade em homenagem póstuma ao Acadêmico, poeta e tradutor Ivan Junqueira

ABL realiza sessão de saudade em homenagem póstuma ao Acadêmico, poeta e tradutor Ivan Junqueira

 

A Academia Brasileira de Letras realizou, no dia 11 de julho, a partir das 16 horas, sessão de saudade em homenagem póstuma ao Acadêmico, poeta e tradutor Ivan Junqueira, que faleceu na manhã do dia 3 de julho, quinta-feira, vítima de insuficiência respiratória, no Hospital Pró-Cardiaco, no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro, onde estava internado. Após a sessão, o Presidente Geraldo Holanda Cavalcanti declarou vaga a Cadeira nº 37. Os interessados terão um mês para enviar suas cartas de candidatura.

Saiba mais

O Acadêmico

Ivan Junqueira nasceu no dia 3 de novembro de 1934, no Rio de Janeiro. Cursou os primeiros estudos na cidade natal. Frequentou as faculdades de Medicina e de Filosofia da então Universidade do Brasil, onde foi professor de História da Filosofia e de Filosofia da Natureza.

Em 1963, começou a trabalhar como jornalista nas funções de redator e de subeditor dos principais jornais do Rio de Janeiro, entre eles Tribuna da Imprensa, Correio da Manhã, Jornal do Brasil e O Globo. Foi editor executivo da revista Poesia Sempre, da Fundação Biblioteca Nacional.

Em 23 de junho de 2005, participou em Paris da sessão conjunta da Academia Brasileira de Letras e da Académie Française, ocasião em que lhe foi concedida a Medalha de Richelieu, a mais alta condecoração daquela instituição. Sua poesia já foi traduzida para o espanhol, alemão, francês, inglês, italiano, dinamarquês, russo, turco, búlgaro, esloveno, provençal, croata e chinês.

Ex-Presidente da ABL (2004-2005), Ivan Junqueira completaria 80 anos em 3 de novembro. Em comemoração, a Editora Rocco estabeleceu o lançamento de dois de seus livros inéditos: Essa música, poemas, ainda este mês; e Reflexos do sol-posto, coletânea de ensaios, em outubro. Os livros fazem parte da celebração dos 50 anos da estreia do Acadêmico na literatura. A Editora Nova Fronteira programou o lançamento da edição de bolso da premiada tradução dos poemas de T. S. Eliot, de 1981, já em décima edição. Outras obras de Ivan Junqueira, como O outro lado (poesia, Record) e Testamento de Pasárgada (Global), antologia crítica sobre Manuel Bandeira, também estão no prelo para ganhar novas edições.

10/7/2014

10/07/2014 - Atualizada em 09/07/2014