Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL promove mesa-redonda nas comemorações do Centenário do Futurismo

ABL promove mesa-redonda nas comemorações do Centenário do Futurismo

 

A Academia Brasileira de Letras convida para a mesa-redonda "Centenário do Futurismo" que foi realizada no dia 12 de novembro, no Teatro R. Magalhães Jr.

Sob coordenação do Acadêmico Antonio Carlos Secchin, a mesa-redonda teve como palestrantes Adriano Espínola, Gilberto Mendonça Telles e Cleonice Berardinelli.

A mesa faz parte das comemorações do centenário do Futurismo, que foi lançado em 20 de fevereiro de 1909, por meio do Manifesto Futurista do poeta italiano Filippo Tommaso Marinetti (1876-1944), publicado no jornal “Le Figaro”, em Paris).

O evento teve entrada franca e transmissão ao vivo pelo Portal da ABL.

Saiba mais

Adriano Espínola

Adriano Espínola é poeta, ensaísta e professor da UFRJ. Parte de sua obra é dedicada à Fortaleza, sua cidade natal. "Fala, favela" (1981), "Táxi" (1986) e "Beira-Sol" (1997), sintetizam a experiência sensorial com a cidade. Seu livro de poesias "Beira-Sol" (1997) recebeu o Prêmio de Poesia – 2006 da FBN para Obra em Curso e "Praia provisória" (2006) rendeu-lhe o Prêmio ABL de Poesia, em 2007. Como ensaísta lançou "As artes de enganar: um estudo das máscaras poéticas e biográficas de Gregório de Mattos" (2000), sua tese de doutorado. Seu livro-poema "Táxi" foi traduzido para o inglês por Charles Perrone e lançado na coleção Literatura Mundial em Tradução (Nova York/Londres: Garland, 1993). Como escritor convidado, participou, dentre outros eventos, do Festival Internacional de Poesia do Mundo Latino, em Bucareste (1997), do 18º. Salão do Livro, em Paris (1998), e do Congresso de Escritores Brasil-Portugal, no Porto (2000). É membro do PEN Club do Brasil desde 2006. Foi professor-leitor de Cultura e Literatura Brasileiras na Université Stendhal Grenoble III, em Grenoble-França, de 1989 a 1991, e professor convidado na Universidade Federal do Rio de Janeiro, de Teoria Literária, de 2004 a 2007. Atualmente é professor associado de Literatura Brasileira da Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza.

Gilberto Mendonça Telles

Gilberto Mendonça Teles formou-se em Direito e Letras Neolatinas pela Faculdade de Filosofia da Universidade Católica de Goiás e em Direito pela UFG, sendo professor-fundador destas duas universidades. Após isso, concluiu o seu doutorado em Letras e Livre-docência em Literatura Brasileira pela PUC-RS. Nessa mesma época, forma-se como professor de Língua Portuguesa pela Universidade de Coimbra, em Portugal.

Em 1970 foi contratado como professor titular de Língua Portuguesa pela PUC-Rio, onde trabalha até hoje. É professor catedrático visitante de Literatura Brasileira nas universidades de Lisboa, Rennes, Chicago e Salamanca. Como poeta e crítico literário pertence a várias instituições especializadas, dentre elas, Société de Linguistique Romane, em Paris, Sociedade de Língua Portuguesa, em Lisboa, Associación de Estudios Lingüísticos, em Montevidéu, Academia Goiana de Letras, em Goiânia, Academia de Filologia, no Rio de Janeiro, Academia Carioca de Letras e PEN Clube do Brasil.

Gilberto Mendonça Teles é também acadêmico correspondente da Academia das Ciências de Lisboa.

Considerado o escritor goiano mais famoso na Europa, tendo os seus livros publicados em diversas línguas recebeu pelo conjunto de sua obra, o prêmio Machado de Assis, da ABL, considerado o maior prêmio literário do Brasil.

A obra "A plumagem dos nomes", com 812 páginas de cartas, depoimentos, estudos e reconhecimento ao ícone literário brasileiro, Gilberto Mendonça Teles é fruto da homenagem que recebeu na Bienal do Livro do Rio de Janeiro em 2005 (“50 anos da Literatura de Gilberto Mendonça Teles").

Cleonice Berardineli

Cleonice Berardinelli é graduada em Letras Neolatinas pela Universidade de São Paulo (1938) e livre docente pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1959), especialista em literatura portuguesa, com dissertação intitulada Poesia e Poética de Fernando Pessoa.

Conhecedora da obra de Camões e de Fernando Pessoa, Cleonice Berardinelli é professora emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, pesquisadora 1-C do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, consultora ad hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e consultora ad hoc da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.

É acadêmica correspondente da Academia das Ciências de Lisboa, Classe de Letras, desde 27 de novembro de 1975.

Destacamos, entre seus diversos livros publicados: "Estudos camonianos". Nova Fronteira, ed. revista e ampliada, 2000; "Obras em prosa: Fernando Pessoa". Org., Introd. e notas de Cleonice Berardinelli. Nova Aguilar, 1986; "A passagem das horas de Álvaro de Campos". Edição crítica de Cleonice Berardinelli com nota prévia de Ivo Castro. Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1988; "Poemas de Álvaro de Campos". Edição crítica de Cleonice Berardinelli. Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1990; "Fernando Pessoa: outra vez te revejo..." Rio de Janeiro, Lacerda, 2004.

12/11/2009

10/11/2009 - Atualizada em 10/11/2009