Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL participa da II Semana Nacional de Arquivos e disponibiliza Exposição e visitas em sua Sede

ABL participa da II Semana Nacional de Arquivos e disponibiliza Exposição e visitas em sua Sede

 

A Academia Brasileira de Letras foi uma das instituições com participação ativa na II Semana Nacional de Arquivos, de 4 a 8 de junho, em todo o Brasil.

A Semana foi uma temporada de eventos em arquivos e outros órgãos de memórias de todo o país. O objetivo era aproximá-los da sociedade e divulgar os valiosos trabalhos neles desenvolvidos. Ela aconteceu em instituições de todo o país – que planejaram eventos especiais para a Semana –, tais como arquivos, entidades detentoras de acervos, centros de memórias e outras.

A programação ficou a critério de cada órgão participante. Podendo ser tanto acadêmica quanto cultural: palestras, cursos, debates, exposições, visitas mediadas, espetáculos teatrais e musicais, exibições de filmes e muito mais atividades relacionadas. Os responsáveis pela ação são o Arquivo Nacional e a Fundação Casa de Rui Barbosa.

Por intermédio de seu Arquivo Múcio Leão, dirigido pelo Acadêmico José Murilo de Carvalho, e sua equipe técnica, os participantes da Semana – e o público em geral – puderam se inscrever para conhecer a Exposição “As casas da Casa” (mostra de fotos dos prédios que a ABL ocupou ao longo dos 120 anos de fundação). Ela esteve aberta das 9h30 às 17h30. Mesmo horário seguido para os que tiveram interesse em assistir a itens do acervo audiovisual.

Os inscritos na II Semana também puderam fazer uma visita técnica ao Arquivo e ao Núcleo de Conservação e Restauração, no dia 6 de junho, quarta-feira, das 14 às 15h30, e participaram de Visita Guiada ao Petit Trianon, sede da ABL, no dia 8 de junho, sexta-feira, das 14 às 15 horas. O Petit Trianon abriga as sessões solenes, ordinárias e comemorativas, e os tradicionais chás das quintas-feiras. A visita guiada contou com a participação de atores que descreveram a História da Academia e de seus membros, desde sua fundação, há 120 anos.

29/05/2018