Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL na mídia - Th+ - Ariano Suassuna: as 10 melhores frases do pensador brasileiro

ABL na mídia - Th+ - Ariano Suassuna: as 10 melhores frases do pensador brasileiro

 

Se Ariano Suassuna não tivesse nos deixado em julho de 2014, aos 87 anos, vítima de uma parada cardíaca, o pernambucano estaria completando 96 anos neste 16 de junho. Intelectual, escritor, teórico da arte, dramaturgo, romancista, ensaísta, poeta, artista plástico, professor, advogado e palestrante, Suassuna foi um dos maiores pensadores da nossa história. Nesta matéria, separamos 10 das suas melhores frases para celebrar a sua existência.

Quem foi Ariano Suassuna?

Criado em uma família de intelectuais, desde cedo foi influenciado pelas artes e pela cultura popular do Nordeste do Brasil. Seu pai, João Suassuna, foi governador do estado da Paraíba e seu avô, João Ribeiro de Suassuna, foi um importante escritor e político.

Ariano Suassuna estudou Direito na Universidade Federal de Pernambuco, onde também se envolveu com movimentos artísticos e culturais.

Durante sua juventude, ele foi um dos fundadores do Movimento Armorial, que buscava valorizar e difundir as manifestações culturais tradicionais do Nordeste brasileiro, como a literatura de cordel, a música de viola e a xilogravura.

Em 1956, Suassuna escreveu a sua peça mais famosa e importante, Auto da Compadecida. A obra mistura elementos da tradição da literatura de cordel com o teatro clássico e popular, criando um estilo único e inovador. A peça se tornou um grande sucesso e é considerada uma das mais importantes do teatro brasileiro, tendo ganhado também uma versão para o cinema, em 2000.

As peças mais conhecidas de Ariano Suassuna

A partir daí, Ariano Suassuna consolidou sua carreira como escritor e dramaturgo, produzindo diversas peças teatrais, romances, ensaios e poemas. Suas obras frequentemente abordam temas ligados à cultura nordestina, à religiosidade popular e à crítica social.

Entre suas peças mais conhecidas estão:

O Santo e a Porca (1957); O Casamento Suspeitoso (1957); e Farsa da Boa Preguiça (1960).

Além do teatro, ele também escreveu romances, como Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta (1971).

Prêmios e Honrarias

Ariano Suassuna recebeu diversos prêmios e honrarias ao longo de sua carreira, sendo um dos escritores mais importantes e respeitados do Brasil. Ele foi eleito para a Academia Brasileira de Letras em 1989, ocupando a cadeira número 32.

Além de sua carreira literária, Suassuna também foi professor de Estética na Universidade Federal de Pernambuco, onde lecionou por muitos anos.

Sua atuação como educador e sua paixão por disseminar a cultura nordestina influenciaram gerações de estudantes e artistas, tendo deixado um legado significativo para a literatura e para a cultura brasileira como um todo. Sua obra continua sendo estudada e apreciada, mantendo-se como referência na valorização da cultura popular e no fortalecimento da identidade nordestina.

E, para homenagear Ariano Suassuna neste dia, separamos 10 de suas célebres e inesquecíveis frases:

1- Os doidos perderam tudo, menos a razão. Têm uma (razão) particular. Os mentirosos são parecidos com os escritores que, inconformados com a realidade, inventam outras.

2 – Não troco o meu ‘oxente’ pelo ‘ok’ de ninguém!

3 – Arte pra mim não é produto de mercado. Podem me chamar de romântico. Arte pra mim é missão, vocação e festa.

4 – Tudo que é bom de passar é ruim de contar. E tudo que é ruim de passar é bom de contar.

5 – Eu divido a humanidade em duas metades: de um lado os que gostam de mim e concordam comigo. Do outro, os equivocados.

6 – É tanta qualidade que exigem para dar emprego, que não conheço um patrão com condições de ser empregado.

7 – Ser poeta é muito bom porque eu não tenho nenhuma obrigação de veracidade. Eu posso mentir à vontade, cientista é que não pode.

8 – O sonho é que leva a gente para a frente. Se a gente for seguir a razão, fica aquietado, acomodado.

9 – Quem gosta de ler não morre só.

10 – A tarefa de viver é dura, mas fascinante.

https://thmais.com.br/novabrasil/ariano-suassuna-as-10-melhores-frases-do-pensador-brasileiro/

19/06/2023