Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL na mídia - JM online - 25 de Maio: Dia da Indústria

ABL na mídia - JM online - 25 de Maio: Dia da Indústria

 

No dia 25 de maio de 1948 morria uma grande personalidade brasileira: Roberto Simonsen, o patrono da indústria. Uma pessoa multifacetada. Engenheiro, industrial, administrador, professor, historiador e político. Mas Simonsen também foi membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). A data comemorativa entrou no calendário oficial brasileiro pelas mãos do presidente Juscelino Kubitscheck, com a edição do Decreto nº 43.769 de 21 de maio de 1958. 

Mas nem só de história se vive a indústria, fundamental para o desenvolvimento de qualquer país. A indústria representa o setor secundário da economia brasileira responsável por transformar matérias-primas em produtos e bens de consumo em diversas áreas, como alimentação, vestuário, metalurgia, eletroeletrônica, automobilística, petroquímica, entre outras. 

A industrialização do Brasil ocorreu em um período mais recente em comparação a outros países e continentes, especialmente aqueles que experimentaram a Revolução Industrial no século XIX. A maior parte dos avanços industriais no Brasil refere-se à instalação, manutenção, consolidação e integração do parque industrial. No entanto, somente nos anos 1990 o Brasil percebeu o ambiente industrial global e decidiu adotar uma política de competitividade. 

Durante os anos de 1990 houve modernização e crescimento significativos na indústria automotiva brasileira, de 1990 a 1997. O Brasil saltou para a oitava posição no ranking mundial de produção de automóveis. Além disso, ocorreu diversificação do parque industrial brasileiro ao longo dos anos, abrangendo setores como indústria têxtil, celulose, moda, siderurgia, metalurgia, marcenaria, indústria calçadista e até mesmo fabricação de aviões e construção de satélites. 

Saiba mais no link 

26/05/2023